Pular para o conteúdo

Baixando do MegaUpload na linha de comando

Dica publicada em Linux / Software
Juliao Junior juliaojunior
Hits: 17.559 Categoria: Linux Subcategoria: Software
  • Indicar
  • Impressora
  • Denunciar

Baixando do MegaUpload na linha de comando

Quem já usa o wget sabe como ele é útil. Um simples comando, com diversas opções para download de arquivos, e até de sites inteiros. Vamos falar sobre mais uma forma de utilizar esta fantástica ferramenta: arquivos de contas premium de sites do tipo MegaUpload.

O uso do wget é bem simples. A sintaxe básica é:

wget <opções> endereçoDoArquivo

Nada mais simples, concorda? Para usar sua conta premium nos sites citados, é preciso informar a ele seu login e sua senha. Então use as opções --user= para informar o login e --password= para informar a senha. O comando ficaria assim:

wget --user=LOGIN --password=SENHA endereçoDoArquivo

Em LOGIN troque pelo seu nome de usuário no site e em SENHA obviamente troque pela sua senha no site. Para saber o endereço do link para o arquivo desejado, há diversas formas. A mais simples é abrir o navegador na página do site e copiar o endereço diretamente nesta página. Aí você pode perguntar: qual a vantagem de usar o terminal, se tenho que abrir a página original do mesmo jeito que antes? A vantagem está nos super-poderes do wget.

Digamos que no meio de um download, a conexão vai para o espaço. O que fazer? Normalmente você perderia a porcentagem do arquivo já baixado. Mas se estiver usando o wget, basta acrescentar a opção -c e recomeçar o download do ponto onde parou. Veja:

wget -c --user=LOGIN --password=SENHA endereçoDoArquivo

Só isso já basta para tornar seu uso interessante. Porém, tem mais! E se você precisar baixar uma lista de arquivos, talvez aquela série disponibilizada gratuitamente e livremente pela emissora? Precisa fazer o passo acima para cada arquivo? Ficaria cansativo. Então use mais um super-poder do wget. Ele consegue ler um arquivo com os endereços para realizar o download! Crie um arquivo de texto onde cada linha contém o endereço de um arquivo para baixar. Grave e indique este arquivo para o wget usando a opção --input-file=. Por exemplo, se você gravou a lista dos links no arquivo nomeado listadelinks.txt, usará o comando abaixo:

wget -c --user=LOGIN --password=SENHA --input-file=listadelinks.txt

Daí o wget baixa arquivo por arquivo, na sequência listada.

É isso aí pessoal. Mais uma maravilha do mundo Linux. Aproveitem!

Transferência de Arquivos - Fish ou SCP

Ferramentas para manipular PDF

Parted Magic - Ferramenta para particionamento

Colocando a web para incrementar seus textos

Free Image Manipulator, um ótimo manipulador de imagens

Gravando imagem ISO com o Brasero (para iniciantes)

Sk1 - Programa open source equivalente ao CorelDraw

Monitorando interfaces de rede com ifstat

Traduzir Firefox 12 no Linux

Ubuntu em casa

#1 Comentário enviado por sandrocorreia3 em 06/05/2010 - 14:38h
gostaria de saber tipos de linhas de comando, e suas especificações
#2 Comentário enviado por andreintell em 17/06/2010 - 11:06h
para onde vae o arquivo. ??? como faço para baixar direto para o diretorio que eu quero.??.?
Obg.

Contribuir com comentário

Entre na sua conta para comentar.