Suponha que você tenha arquivos que tenha que transportar comprimidos, pois você precisa enviá-los por email ou mesmo no pendrive que está quase cheio. Você comprime, chega no computador com
Linux e por um acaso do destino, ele não tem o programa instalado para descomprimir. E você não tem a senha de root nem pode contactar o administrador ou este não tem a boa vontade de instalar o programa necessário. Hoje em dia é difícil dessa situação ocorrer, pois todo tipo de programa já vem pré-instalado na maioria das distribuições, incluindo os empacotadores e compressores.
Se fosse no Windows, você pensa, bastaria criar um arquivo extraível no Winzip ou Winrar e pronto, eu poderia extraí-lo em qualquer PC. Mas o que você pode não saber é que este recurso também existe no Linux com o
RAR.
Claro, você deve ter o RAR instalado no sistema.
O processo é bem simples, primeiro você cria um pacote rar com os arquivos que quer.
O próximo passo é adicionar ao arquivo um módulo que permita extrair os arquivos, criando assim um executável que irá extrair os arquivos por si mesmo. O comando abaixo vai criar o executável a partir do arquivo pacote.rar:
rar s pacote.rar
Será criado um arquivo chamado pacote.sfx. Este arquivo é o executável que possui um módulo que permitirá extrair os arquivos do pacote.rar que foram anexados a ele durante a conversão.
Para extrair não é necessário nenhum outro programa, basta abrir um terminal, acessar a pasta do executável e dar permissão de executável:
chmod +x pacote.sfx
Provavelmente você não precisará dar a permissão, pois ela já deve ter sido setada automaticamente.
Depois basta executar:
./pacote.sfx
A extensão ".sfx" é desnecessária, você pode apagá-la se quiser.
Encontrei um recurso semelhante no ZIP para Linux, mas não consegui usá-lo ainda.