DNS no Slackware 14.1 - Configuração sem gambiarras
Para configurar quais servidores de DNS usar ao acessar a Internet, usamos o arquivo /etc/resolv.conf.
Adicionamos as entradas:
nameserver [endereco de IP primário do servidor de DNS]
nameserver [endereco de IP secundário do servidor DNS]
Acontece que, quando o Slackware é reiniciado, o processo dhcpcd sobrescreve este arquivo e apaga as entradas inseridas.
Muitas pessoas mudam a permissão do arquivo com o comando chattr e impedem que o arquivo seja alterado. Essa solução funciona, porém, é pouco elegante e foge de você aprender a verdadeira razão pelo qual o resolv.conf é sobrescrito.
A solução correta é editar o arquivo /etc/dhcpcd.conf.
Fazendo isto, você informa ao dhcpcd para não procurar por servidores DNS no servidor DHCP.
Se você recebe o IP dos servidores DNS de forma dinâmica pelo seu modem ou outro dispositivo de rede, não comente a linha.
Essa dica serve somente para máquinas que usem a configuração de servidor DNS de forma estática.
[1] Comentário enviado por lcavalheiro em 11/06/2014 - 10:02h
Véio, assim você não está configurando o DNS do computador, apenas dizendo ao sistema que não deve usar o DNS provido pelo servidor DHCP. Outro meio de você chegar ao mesmo resultado seria indo no /etc/rc.d/rc.inet1.conf, procurar o bloquinho de texto relacionado à sua placa de rede parecido com o trecho abaixo
# Config information for eth0:
IPADDR[0]=""
NETMASK[0]=""
USE_DHCP[0]=""
DHCP_HOSTNAME[0]=""
e deixar o USE_DHCP como no. Assim você pode ter várias configurações de placas de rede, nas quais algumas usam DHCP e outras não :-)
[2] Comentário enviado por removido em 11/06/2014 - 10:21h
"Véio, assim você não está configurando o DNS do computador, apenas dizendo ao sistema que não deve usar o DNS provido pelo servidor DHCP"
-Sim, mas foi o que expliquei na dica, exatamente isso. Como falei, para configurar dns é no arquivo resolv.conf.
"Outro meio de você chegar ao mesmo resultado seria indo no /etc/rc.d/rc.inet1.conf, procurar o bloquinho de texto relacionado à sua placa de rede parecido com o trecho abaixo"
-Mas no caso se a máquina obter ip dinamicamente e usar DNS manual essa opção não iria servir. Mas essa é uma outra forma sim, no caso dele setar ip e dns manual.
[3] Comentário enviado por removido em 11/06/2014 - 10:24h
lcavalheiro, no meu caso, obtenho ip de um dhcp mas seto meus servidores DNS de forma manual. Na verdade existem várias formas de se fazer a configuração, esta se aplica no meu caso: ip dinamico e dns manual.
[4] Comentário enviado por lcavalheiro em 11/06/2014 - 10:26h
[3] Comentário enviado por malkoongnu em 11/06/2014 - 10:24h:
lcavalheiro, no meu caso, obtenho ip de um dhcp mas seto meus servidores DNS de forma manual. Na verdade existem várias formas de se fazer a configuração, esta se aplica no meu caso: ip dinamico e dns manual.
[6] Comentário enviado por removido em 21/06/2014 - 23:06h
Só um detalhe que me esqueci de citar. No arquivo de configuração /etc/rc.d/rc.inet1.conf a opção DHCP_KEEPRESOLV[0] tem que estar configurada como yes. Fazendo assim voce diz ao dhcpd para manter as configurações do resolv.conf sem sobrescrever ele. E o número entre os colchetes é o número que vai identificar a interface de rede que está configurando, no meu caso a 0. Caso tenha mais de uma interface e deseja que o dhcpd não sobreescreva o arquivo resolv.conf para as duas interfaces só colocar:
DHCP_KEEPRESOLV[0,4] /* está dizendo para manter essa configuração para as interfaces 0 e 4