Debian: stable, testing ou unstable?

Publicado por Pirrola em 29/04/2008

[ Hits: 15.420 ]

 


Debian: stable, testing ou unstable?



Trata-se de um artigo sobre optar pela versão stable, testing ou unstable do Debian, mostrando as vantagens e desvantagens de cada.

Debian: stable, testing ou unstable?

Como todos sabem, o Debian sempre tem pelo menos três versões em manutenção ativa: estável (stable), testing e instável (unstable). Estou vendo muitos debian-users tratando a versão stable do Debian desdenhosamente, por isso resolvi escrever este artigo.

Eu comecei com o stable e por curiosidade fui para o testing e depois voltei para o stable. O testing é bom por ter versões mais atuais dos programas, mas há um preço: a estabilidade é um pouco comprometida. Com o testing apareceram uns bugs que eu não tinha com a versão estável. Por isso, eu recomendo fortemente o stable, pois aí está a verdadeira vantagem do Debian em relação às outras distros, a estabilidade. Ter programas mais atuais é bom, porém eu acho muito mais interessante usufruir da aguda estabilidade da versão stable.

Vou além, se é para adotar a versão testing, acho que talvez valha mais instalar o Ubuntu! Instável por instável, pelo menos o Ubuntu possui uma comunidade maior que a do Debian, e a probabilidade de se obter respostas para seu problema é maior.

Quanto ao Sid, não vejo coerência um usuário comum adotá-la, já que é instável por definição sendo interessante apenas para desenvolvedores.

Concluindo, eu não quis dizer que essa é melhor que aquela, mas só estou mostrando a realidade das coisas e querendo desfazer aquela falsa idéia que Debian stable é algo obsoleto. Espero ter ajudado!

Outras dicas deste autor

Compilando e executando programas em C no Linux

Repositórios oficiais Debian

Leitura recomendada

Upgrade de Debian Lenny para Debian Squeeze

Epsxe de forma simples

VPN em ISA Server 2000 com Ubuntu 9.10 64 bits

Triggers para utilização de recursos do PostGIS

Instalação da placa wireless ENCORE ENLWI-G2 no Ubuntu 10.04 LTS

  

Comentários
[1] Comentário enviado por joaofpr em 29/04/2008 - 17:58h

Eu uso a versão unstable, não sou desenvolvedor e ele é extremamente robusto.
Não tenho do que reclamar.

[2] Comentário enviado por fenix_chikinho em 03/11/2008 - 15:14h

uso debian, como provedor de internet, rodando em uma unica maquina, servidor web/apache, servidor dhcp, email, servidor proxy squid, controle de banda baseado nas regras tc com cache full 100% funcional, isso a mais de 2 anos sem sequer precisar reiniciar o servidor a nao ser por falta de energia eletrica, nunca deu pau, ao contrario de outras distro que aguentaram no maximo 15 dias e começaram a dar problemas.
minha rede tem 110 maquinas, e 2000 conexoes simultaneas em media. link 1mb/256 ADSL

[3] Comentário enviado por riesdra em 18/11/2008 - 17:27h

olha eu já usei a sid por uns tempos e realmente, não digo que foi uma boa escolha, eu direto tinha que estar acertando diversas coisas que paravam após uma atualização, principalmente quanto ao X. Agora a testing não vejo como um problema pois eu a uso +- 2 anos e não tive dores de cabeças tão grande quanto na sid, agora a estável é a melhor opção para servidores sem duvida, mas para desktop, onde você procura por sistemas mais atuais, e que reconheçam algum hardware mais recente é uma ótima opção. Agora quanto a comparar a testing com o ubuntu eu não concordo, já testei ubuntu e não achei ele nada parecido com o debian testing, e como você mesmo diz acima
"Vou além, se é para adotar a versão testing, acho que talvez valha mais instalar o Ubuntu! Instável por instável, ...."
Unstable = Instável e não testing.

[4] Comentário enviado por rfcsilva em 30/12/2010 - 03:33h

Obrigado pela dica, de forma rápida e abrangente deu um parecer legal sobre cada versão do Debian, até breve e favoritos nele.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts