Esse cliente ainda está bem verde, mas é um projeto extremamente promissor para substituir clientes como o aMSN. Ele é todo escrito em Python+GTK, porém, é multi-plataforma, feito para funcionar em qualquer sistema operacional.
Com uma interface relativamente simples e objetiva, ele foi feito para usuários finais, ainda assim, é muito poderoso.
Tem suporte completo a emoticons, imagens de exibição, mas não tem suporte a webcam (ainda) e o suporte a transferência de arquivos só existe no SVN e não está muito bom, mas esse programa está em rápido desenvolvimento. Para funções básicas, o Emesene está perfeito.
Espero que gostem. É o cliente Messenger que uso por padrão. Fiz um script pra baixar e instalar/atualizar ele do SVN. Aí vai. Abraços a todos.
#!/bin/bash
#Script para Instalação/Atualização do emesene através do SVN
#Por André Vitor Matos <andre.vmatos@gmail.com>
echo "Instalador e atualizador para o Emesene Messenger"
echo "Você deve ser root para executar esse script"
echo "Deseja continuar?(s/n)"
read sn
case sn in
[s,y,sim]) echo "Instalando...";;
[n,nao]) echo "Saindo..."; exit 1 ;;
esac
[2] Comentário enviado por tenchi em 02/12/2007 - 10:18h
Ele é um bom cliente, bem parecido com o MSN Messenger 7.
Tem bons recursos, como integração com o sistema de notificação do gnome, plug-ins diversos e tudo mais.
Mas ainda é muito simples. o aMSN em recursos supera até o próprio cliente da MS em alguns recursos, mas é muito instável, por todos aqueles motivos já conhecidos.
Em minha opinião, se os desenvolvedores do aMSN decidissem portar o seu programa de tcl/tk para c/c++/GTK+,Qt o ganho seria inimaginável, além da possibilidade do programa ser realmente estável. O projeto amsn-2 parece que não sai do papel e outros clientes já estão implementando recursos e tornando o aMSN cada vez mais obsoleto. Pena, pois querendo ou não, o protocolo MSN ainda é o que oferece mais recursos para o usuário. Sim, são as "frescurinhas" que o jabber, por exemplo, não tem.
Mas é uma tecnologia MS totalmente fechada. Pena, pois ela fez um ótimo trabalho.
Um outro cliente legal é o kmess (http://kmess.sf.net).
[5] Comentário enviado por Miachon em 06/12/2007 - 15:36h
puts peguei o arquivo q vc falo aew dei la installpkg e tudo acho q ele instalo pq nao deu nenhum erro mais eu tento la ./emesene e ele da mesmo erro de module... tem otra ideia???
PS:eu decompaqutei o arquivo de .tar.tgz e do ./emesene
[10] Comentário enviado por andre.vmatos em 10/12/2007 - 17:48h
Tente instalar também a lib pygobject
Pode ser que também sejam necessárias outras libs parentes, como cairo e pycairo. O slack foi instalado full (contendo gtk+)?? ou você fez uma seleção de pacotes? Acredito que instalando essas duas libs, PyGTK e pygobject vc ja conseguirá resolver o problema. Por favor, poste aki seus resultados, bons ou ruins
[12] Comentário enviado por removido em 30/12/2007 - 16:50h
Gostei muito do emesene. Não possui todos os recursos do aMSN ou Pidgin mas com certeza é bem mais leve que eles. O que eu mais gostei nele é a possibilidade de enviar menssagens offline. Foi anunciado que a nova versão do aMSN possui suporte à menssagens offline mais ainda não consegui usar esse recurso.
Também não precisei instalar o emesene para usa-lo em meu Slack. Apenas descompctei o arquivo tar.gz e criei um link em /usr/bin para o mesene dentro da pasta descompactada.
[13] Comentário enviado por wladcrippa em 12/04/2008 - 04:20h
Interessante o artigo. Eu costumo usar o Kopete, e há muitos anos atrás, quando ainda era vivo o ICQ, usava o LICQ. Já experimentei o Mercurio, mas achei pesado e buguento demais. E adorei o tal de Emesene :-)
[14] Comentário enviado por douradoinfo em 21/07/2008 - 23:03h
Olá, gente!
Vi muitos comentários sobre o emesene e também tentei instalar. Tudo vai bem até que ao conectar, não aparece a lista de contatos. A parte da janela onde deveria aparecer os contatos on-line/off-line fica em branco. Alguém já passou por esse problema? Qual seria a causa e a possível solução? Obrigado!
[15] Comentário enviado por suino em 02/08/2008 - 18:31h
Eu também estou com esse problema! "após conectar, não são mostrados os usuários, no caso a lista de usuários". Estou procurando uma solução! alguém tem?
[16] Comentário enviado por brunoao86 em 27/02/2009 - 20:49h
Eu também estou com esse problema! "após conectar, não são mostrados os usuários, no caso a lista de usuários". Estou procurando uma solução! alguém tem? [2]
[17] Comentário enviado por bruninho.freitas em 27/04/2009 - 10:27h
Gostaria de saber como instalo o EMESENE no Linux INSIGNE, não conheço muito bm o Linux e estou como dificuldades para instalar
não soh esse + outros programas tbm...consegui instalar o LIMEWIRE com dificuldades + nao consigo instalar o EMESENE
Por favor deem um help!
[18] Comentário enviado por andre.vmatos em 28/04/2009 - 23:36h
E aee, mano, blzz? hmm, cara, axo que num eh muito complicado não. eu, particularmente, não gosto do insigne. tive algumas experiencias ruins com clientes com esse linux nas máquinas. sugiro-te que instale ubuntu. num eh a distribuição que eu uso, mas já usei, e é muito robusta e fácil de usar.
De qqr forma, se quiser mesmo instalar o Emesene no seu linux, a forma é bem genérica. vc tem que ter as dependencias básicas instaladas, como Python e PyGTK (é bastante provavel que já tenha elas instaladas). Ai, é só baixar o código fonte, seja no site ou pelo SVN, e executar o comando emesene q vem dentro da pasta do programa, e pronto, vc jah tem seu Emesene funcionando. Qqr erro, só analisar a saída do log no terminal, e procurar alguma eventual dependência que não esteja satisfeita.
Espero ter ajudado, qqr coisa, poste ai. Abçss
[19] Comentário enviado por Luciano Hammond em 29/04/2009 - 01:05h
Eu também estou com esse problema! "após conectar, não são mostrados os usuários, no caso a lista de usuários". Estou procurando uma solução! alguém tem? [3]
[20] Comentário enviado por jacksonbraga em 24/07/2009 - 20:55h
oi boa noite,
usei seu script para instalar o emesene, aparentemente correu tudo bem , mas quando executo o emesene, aparece uma mensagem como o seguinte erro:
Webcam unavailable
Libmimic not found, webcam not available
Try to compile it with 'python setup.py build_ext -i' (dev packages required)
Can't initialize webcam device, sending disabled!
Reason: No module named pygst
E nao inicia o aplicativo, relamente eu nao tenho webcam, mas e essencial para o aplicativo funcionar ???
[22] Comentário enviado por andre.vmatos em 12/08/2009 - 22:57h
Olá, error13. Seguinte. Essa opção de agrupar as janelas, creio que você está querendo dizer algo como tabs, né? Sim, o Emesene pode fazer isso. Na verdade, creio que esse é o padrão, e na aba Interface das preferências, tem uma opção Usar várias janelas, que separa as abas. O suporte a webcam já existe também, na versão SVN. Ainda não está muito funcional, mas, como eu disse, as coisas estão evoluindo muito rápido. Houve algumas notícias há alguns meses de que o projeto Emesene estaria se fundindo com o aMSN, e dessa fusão estaria saindo o aMSN2 (já existe uma versão bem pouco funcional no ar, se alguém quiser testar). Qqr coisa, coment ai. Abçss