Bem, este é o meu primeiro artigo no VOL, espero que vocês leiam e aprovem, eu sou recém-formado em Tecnologia em Sistemas de Informação.
Antes de eu ingressar na faculdade vi na grade curricular do curso uma matéria no 1º semestre chamada Sistemas Operacionais e nesta matéria teríamos algumas aulas de
Linux. Como eu nunca tinha visto e usado este novo sistema para mim - pois ele já estava a todo vapor no mundo da tecnologia - eu fiquei empolgado pra conhecer este famoso
Linux, mas quando começaram as aulas neste novo assunto eu fiquei ainda mais empolgado com o sistema, gostei da interface dele à primeira vista, eu achei ela bem intuitiva para o usuário mas com o decorrer das aulas eu fui odiando o Linux, pois a nossa professora não mostrava direito as coisas pra gente, e parecia que ela deixava cada vez mais complicado o S.O.
Passaram alguns semestres e daí novamente tivemos aulas de Linux, com um outro professor e até que era legal, mas como eu já tinha odiado o Linux por causa da primeira impressão que eu tive com a minha 1ª professora que eu nem ligava para o que estava sendo dito nas aulas, eu acabei fazendo estágio numa empresa aqui na minha cidade e lá tinha servidores Linux e Windows e eu sempre dizia que odiava o Linux e não queria saber de trabalhar com este sistema, um dia eu acompanhei uma instalação de um novo servidor Linux uma distribuição chamada Red Hat, achei interessante, mas por eu já ter odiado o Linux acabei nem dando muita bola para o que estava acontecendo.
Um certo Analista de Sistemas disse um dia pra mim: "Fernando, não fique bitolado a apenas um S.O. a uma linguagem de programação, nunca diga "Eu programo em Java e não quero saber de Delphi", sempre tente estar por dentro de tudo o que acontece no mundo da T.I.". Naquele dia eu fiquei pensativo com aquelas palavras e falei que dali em diante eu teria que parar com essa de "Eu odeio Linux" e dar um jeito de aprender esse sistema operacional, e comecei a tentar trabalhar com o S.O., cheguei em casa um dia particionei o meu HD e em uma das partições instalei o Fedora64. Nossa, adorei essa distribuição pois ela reconheceu todos os meus drivers e eu fiquei bem de boa, hehehe, passou algum tempo e eu fui deixando um pouco de lado este sistema, pois eu estava já no ultimo semestre da facul e tava preocupado com o meu T.C.C.
Me formei, hoje eu sou Administrador de Rede, utilizo um servidor Linux Fedora e eu estou estudando cada dia mais pra poder aprender mais sobre esse S.O. e vou aprender. Estou aprendendo muita coisa na prática e muitas no VOL. Um dia ainda pretendo tirar uma certificação Linux LPI, e vou conseguir. Hoje tenho uma máquina em casa instalado Linux Debian, vou começar a minha Pós-Graduação em Redes de Computadores e estou lendo livros a respeito de Linux. Obrigado pela oportunidade, VOL. Espero que o meu primeiro artigo ajudem as novatos neste sistema que, como eu, um dia já odiaram o Linux. E lembrem o que aquele analista de sistemas me disse: "Nunca fiquem bitolados a apenas um S.O., a uma linguagem de programação, nunca diga "eu programo em Java e não quero saber de Delphi", sempre tente estar por dentro de tudo o que acontece no mundo da T.I."
Obrigado.
Abraços a todos que como eu adoram a liberdade!