Exibindo vídeos na sua área de trabalho com o Xine
É uma boa maneira de atrair as pessoas: já entrei muitas vezes numa loja de informática e lá em exposição estava um computador com um vídeo sendo reproduzido na área de trabalho, ao fundo, atrás dos ícones.
Nossa, essa é uma prova incontestável da superioridade do Windows, com uma ajudinha do PowerDVD, certo? Até seria, se o Windows fosse o único que fizesse isso.
Mas se você não é "homem o bastante" para ter um Windows e quer fazer o mesmo com o seu "sistemazinho inferior", também conhecido como Linux, use o Xine, que é o melhor player que existe - junto com o MPlayer e o VLC, claro. ;-)
Desde que você esteja com o programa devidamente instalado (xine-lib e xine-ui), simplesmente inicie o xine-player com o parâmetro -R:
$ xine -R
Feito isso o papel-de-parede será substituído pelo logo do xine, como visto na imagem abaixo.
Depois basta, pelo navegador de arquivos do xine, selecionar o vídeo que você quer executar.
E não é só com vídeos. Você pode ouvir músicas também neste modo, usando a área de trabalho como visualizador:
Quando você terminar, ao fechar o aplicativo, sua área de trabalho voltará como estava antes.
Testei com o JWM e com o KDE. No JWM funcionou normalmente. Já no KDE parece que o vídeo conflita com o KDesktop e os ícones não são corretamente exibidos, e com a transparência do Kicker, como pode ser visto na imagem abaixo:
Mas nada que impeça que você use o recurso... o que se deve fazer é reportar o problema para o pessoal do KDE e do Xine.
Nota final: Boa parte das "ofensas" que fiz ao Linux no início da dica não passou de zoação minha... Não se ofendam, porque todos sabemos da superioridade do Linux.
[2] Comentário enviado por tjpp em 26/05/2007 - 16:33h
knancys,
se estiver usando o Beryl, o filme rola tranquilamente pelas janelas transparentes, screenlets, etc. Estou fazendo exatamente isto agora no meu Debian Sid em um super Duron 1.2 :)