Não sei se o pessoal do VOL vai lembrar, mas há algum tempo escrevi um artigo sobre o captive-ntfs. Na época ele era o software mais avançado para manipular partições NTFS em modo write. Quando escrevi o artigo, acabei corrompendo minha partição NTFS depois de um tempo (ainda bem que tem backup!).
Hoje a realidade é outra, um projeto chamado ntfs-3g já tem versão considerada estável. É possível ler e escrever em partições NTFS de forma simples e segura, sem correr riscos. Fiz testes como copiar arquivinhos de 2GB de uma partição pra outra e puxar o cabo da tomada subitamente. Não aconteceu nada. Reiniciei o computador e tudo estava normal...
Vamos à instalação. Estou com o Ubuntu 7.04 no meu notebook que veio com Windows e quero escrever na partição NTFS.
Certifique-se que você tem os repositórios "universe" e "multiverse" habilitados e instale o pacote ntfs-config. Você pode dar o comando:
# sudo apt-get install ntfs-config
Ou então ir no Synaptic e selecionar o pacote ntfs-config para a instalação.
As dependências desse pacote incluem o ntfs-3g, o software do qual falamos há pouco. Depois de instalado, vá em "NTFS Configuration Tool"
Selecione que você quer montar os volumes e clique no OK. Ele vai montar as partições NTFS de novo no seu sistema, mas agora com permissão de escrita.
Depois disso, é como se tudo fosse como antes, com a diferença que agora você pode gravar e ler na sua partição NTFS:
Se quiser desabilitar o suporte à escrita, basta voltar na aplicaçãozinha.
E pra quem quer ver como o Linux está evoluindo, olhem como eu montava partições NTFS com acesso de read/write em abril/2005...
Este é o ntfs-3g. Pra quem usou o captive-ntfs e achou uma porcaria (seja lá porque corrompeu dados, era lento ou não conseguia usar direito), teste o ntfs-3g, vale à pena.