Essa dica tem objetivo de auxiliar na configuração das portas USB no VirtualBox com hospedeiro codinome Lenny e convidado Windows XP, sem a necessidade de rodar o VirtualBox com usuário superusuário.
Configuração
Vamos partir do princípio que o VirtualBox já esteja instalado em conjunto com o Windows XP.
Ao clicar em Dispositivos > Dispositivos de USB, o VirtualBox mostrará os dispositivos reconhecidos para uso nele, no entanto no meu caso essa lista ficava desabilitada, conforme imagem abaixo:
Habilitando lista de dispositivos USB
Mude seu usuário para superusuário:
su
Verifique a identificação do grupo vboxusers:
# getent group | grep vboxusers
Resultado do comando:
vboxusers:x:119:rogerio
A identificação do grupo é 119;
Acesse o arquivo /etc/init.d/mountkernfs.sh:
# vim /etc/init.d/mountkernfs.sh
Localize a linha "domount usbfs usbdevfs /proc/bus/usb usbfs -onodev,noexec,nosuid". Adicione no final da linha:
,devmode=0664,devgid=119
Para permitir que os usuários do grupo vboxusers tenham acesso aos dispositivos USB. Note que usamos a opção devgid= (identificação do grupo vboxusers do seu computador).
[5] Comentário enviado por rc em 10/01/2010 - 14:34h
Rogério, boa tarde.
Segui seus passos no meu linux (ubuntu 9.10).
TIve que instalar o pacote VIM, e quando abri o arquivo que vc especificou não tinha nada dentro. Fiquei com receiro de copiar a linha de comando final do seu comentário e então deixe quieto.
Se puder ajudar eu agradeço
Att
Roberto Carreira
[8] Comentário enviado por josaniel em 10/08/2010 - 05:07h
Olá! Tentei usar a dica citada no artigo mas infelizmente no debian squeeze quando abri o arquivo não existe a linha "domount usbfs usbdevfs /proc/bus/usb usbfs -onodev,noexec,nosuid"...até tentei mudar alguma coisa acrescentando mais uma linha mas não adiantou de nada..
Gostaria de saber o que poderia fazer nesse caso...estou precisando d+ usar minha lexmark no ruwindows já que infelizmente a fabricante não disponibiliza drivers para linux... x((
Abraços!