Imprimindo em impressoras térmicas com CUPS e Kprinter
Para imprimir em impressoras térmicas tipo Allegro,
Argox Rabbit, Zebra ou similares (muito usadas em
automação comercial na impressão de códigos de barras)
com um sistema em Linux que usa o CUPS e o kprinter para
imprimir, é necessário fazer uma pequena configuração no
CUPS.
Sobre o método de impressão: basicamente a forma de impressão consiste em gerar um
arquivo de texto (script na linguagem da impressora) e enviar para a impressora, no entanto quando enviamos um arquivo texto para o CUPS, ele tenta reconhecer o tipo de mime do arquivo para assim formatar e enviar para a impressora e neste caso o arquivo já está no formato ideal para o envio à impressora e não pode ser tratado por ele.
O que é preciso fazer: para funcionar é necessário habilitar a impressão do arquivo diretamente, o arquivo "cru", e para que isto aconteça temos que alterar dois arquivos do CUPS, o mime.types e o mime.convs. Na distribuição Slackware eles se encontram no diretório /etc/cups.
Alteração a ser feita: descomentar a linha onde diz:
"application/octet-stream ..."
normalmente esta linha está na última sessão de configuração, nos dois arquivos.
Agora reinicie o CUPS e você já conseguirá imprimir seu códigos de barras.
[2] Comentário enviado por vjorge em 30/05/2011 - 13:46h
Boa tarde!
Não funcionou!
Uso o Debian lenny 5.0 com o kernel 2.6.26-2-686; aconteceu como já lí algumas mensagens em outros foruns: a Impressora pisca mas não sai nada quando mando cat arquivo.txt > /dev/lp0.
[4] Comentário enviado por igor.matos em 01/08/2011 - 08:57h
Gabriel,
Me diga uma coisa: qual driver vc utiliza no CUPS, na hora que vai instalar a impressora? Estou com problemas sérios aqui na empresa a qual trabalho, precisamos converter para Linux e estamos empacados APENAS nas estações que possuem impressoras térmicas Argox e Rabbit. Se puder ajudar, agradeço. abraços
[5] Comentário enviado por nayamonia em 01/08/2011 - 11:13h
Igor,
Faz algum tempo que não uso estas impressoras, mas nas oportunidades que tive nunca foi necessário um driver instalado, porque o sistema enviava a informação diretamente para a porta da impressora e no formato entendido por ela (conforme exemplo que postei acima).
A minha dica é justamente para que o CUPS não tente descobrir e manipular o arquivo antes de enviar para a impressora, pois isto poderia alterar o arquivo antes de enviá-lo gerando problemas para imprimir.