Bom, eu costumava sempre usar este player de música, aí de uns tempos pra cá foi retirado dos repositórios das principais distros, então todo mundo começou a usar o Audacious, que é um similar muito bom. Então aí vai essa alternativa simples para instalar o
XMMS em
Ubuntu 8.04, 8.10, 9.04.
Realmente o XMMS é um ótimo player e não poderia deixar esta dica de fora, creio que muita gente ficou sem usar ele quando fez algum upgrade de distribuição.
Este programa foi retirado dos repositórios, pelo que eu soube o projeto está meio parado, ou descontinuado, mas isso não é problema. Se você estiver usando Ubuntu 8.04, 8.10 ou já utilizando o 9.04 não tem problema, mesmos passos, se estiver usando uma versão anterior como o 7.10 eu creio que ainda exista nos repositórios oficiais e ai via apt resolve e puxa o pacote.
Em outras distribuições, devido à suas particularidades, não vou abordar, o Ubuntu é mais utilizado para iniciantes e creio que muitos vão utilizar isso, os usuários de outras distribuições vou pensar que são craques e se viram bem compilando o fonte na sua distribuição diferente, como Slackware, Fedora, openSUSE e por aí vai.
Instalação
Vou seguir em forma de passos, e creio que depois de 10 minutos seguindo os passos, já esteja com o XMMS executando suas músicas preferidas, abra o terminal como root.
1. Temos que baixar os pacotes necessários para compilar o XMMS.
# apt-get install autotools automake1.9-dev libtool gettext libasound2-dev libaudiofile-dev libgl1-mesa-dev libglib1.2-dev libgtk1.2-dev libesd0-dev libice-libmikmod2 dev-dev libogg-dev libsm-dev libvorbis-dev libxxf86vm-dev libssl-dev build-essential
Obs.: Para não acontecer erros de algumas dependências modifiquei alguns pacotes.
2. Preparar o XMMS para compilar.
Crie um diretório em seu diretório home:
# mkdir ~/build
Altere o diretório de trabalho para ele:
# cd ~/build
Download XMMS fontes:
# wget http://xmms.org/files/1.2.x/xmms-1.2.11.tar.gz
Descompactando:
# tar xvf xmms-1.2.11.tar.gz
Entre no diretório descompactado onde está o fonte:
# cd xmms-1.2.11/
3. Compilando:
Isto gera os arquivos necessários e verifica o seu sistema:
# ./configure --prefix=/usr
A compilação:
# make
4. Para instalar:
# make install
Depois de instalar já não necessitamos do diretório que está o fonte:
# cd
# rm-rf ~/build
É isso, agora podemos correr para o XMMS, bastando para isso digitar o comando:
xmms
Existem alguns plugins de atualização para outros formatos de mídia, mas não vou abordar. Coisa de minutos e muito simples, existem muitos outros artigos pela internet em outros idiomas que explicam formas de compilar o fonte, mas assim fica bem resumido e simples de instalar o pacote no Ubuntu.
Contato: thiagopriest@gmail.com