Instalando pacotes RPM e resolvendo as dependências em modo texto
O usuário de Linux, via de regra, terá de instalar programas como qualquer outro mortal que use um computador, independente de seu sistema operacional.
Como nem todas as distribuições habilitam a instalação com "cliques de mouse" - como a Mandrake/Mandriva - vamos dar abaixo algumas dicas de como fazer isso via terminal atendendo às dependências, quando houver.
1. Instalação via Web
Se sua distro suporta instalação via Web, usando apt-get, swaret, slapt-get, urpmi etc, use-a preferencialmente de modo que os problemas de dependências sejam automaticamente solucionados. Entretanto, para quem tem conexão discada, as coisas não são tão práticas assim caso opte por usar este método. Eu que o diga!!! ;-))
Além do mais, mesmo um repositório pode não ter todos os pacotes necessários ou estes podem ser gigantescos, como o OpenOffice.org.
2. Baixando pacotes em lan houses
Ou outro estabelecimento qualquer - com banda larguíííííssima - é o recomendado, sendo minha opção nestes dias bicudos de ADSL custando os olhos da cara... ;-(
Mas mesmo assim, pode sobrar para sua pessoa ter de baixar via modem os "pacotecos" sobressalentes para que o pacotão possa fazer parte de sua ilustre distribuição.
Então, assumimos esta possibilidade: os pacotes principais estão à sua disposição e você vai baixar somente os pequenos. Imaginemos que deseje instalar o programa "transcode", responsável por capturar vídeo da placa de TV, entre outras coisas.
Veja na foto abaixo o resultado do comando:
# urpmi transcode*m
O processo não foi possível porque faltou a bibliteca libaviplay-0.7.so.0. Bem, a qual mãe tal cria pertence? Uma forma de saber é irmos no site rpm.pbone.net e fazermos uma busca citando o nome da biblioteca requerida.
O retorno é "libavifile0.7-0.7.43-3.20050620.2mdk.i586.rpm" e trataremos de baixá-lo imediatamente.
Refazendo o processo, obtemos:
# urpmi transcode*m libavifile*m
E, novamente, a instalação não efetuou-se porque temos uma nova dependência: a "libaviplayavcodec-0.7.so.0", que por sua vez está contida em "libaviplayavcodec0.7-0.7.43-3.20050620.2plf.i586.rpm".
Você terá de repetir o processo até que TODAS as dependências estejam satisfeitas, e todos os pacotes deverão ser instalados simultaneamente para dar certo.
Obviamente, seu trabalho será muito facilitado se os pacotes complementares estiverem nos CD's de sua distro. No processo de instalação será pedido para adicioná-lo(s) até que o procedimento propriamente dito se complete.
Portanto, nada de desespero nem frustração quando a frase "Alguns pacotes não puderam ser instalados" aparecer!!! Basta baixá-los que tudo será resolvido sem maiores problemas.
[2] Comentário enviado por sermart em 21/05/2006 - 11:43h
Pelo yum no fedora as instalações e atualizações são feitas de uma vez só. É só digitar yum install nome-do-pacote e ele faz o trabalho chato de instalar e resolver as dependências
[4] Comentário enviado por cleverson21 em 26/08/2006 - 14:47h
olha sou usuario novo de linux, uso o mandriva ou bem quero usar
quando inicio o pc pelo cd do mandriva ele aparece me modo texto, parece ate ser meio besta, mas queria aprender como se instala o mandriva one no meu pc