Este é o meu primeiro tutorial no Viva o
Linux. Espero ter sido claro e objetivo nas minhas explicações sobre o a linguagem de programação
Java.
"Java é uma linguagem de programação orientada a objeto desenvolvida na década de 90 por uma equipe de programadores chefiada por James Gosling, na empresa Sun Microsystems". Fragmento retirado da Wikipédia.
A linguagem de programação Java foi criada por James Gosling, que inicialmente chamou-a de Oak (carvalho). Mais tarde, Gosling descobriu que já existia uma linguagem chamada Oak. Quando a equipe da Sun visitou uma cafeteria na cidade onde a o projeto estava sendo desenvolvido, o nome Java (cidade de origem de um tipo de café) foi sugerido e pegou.
Java é baseada em C/C++ e totalmente orientada a objetos. Diferentemente das linguagens compiladas para o código nativo, o código fonte de um programa em Java é compilado para um "bytecode", que é executado pela JVM (Java Virtual Machine).
Referências
Mais informações sobre Java:
Você pode obter o Java em:
Estrutura básica de um programa Java
Todo programa Java possui a seguinte estrutura:
public class (NomeDaClasse) {
public static void main(String args[]) {
}
}
Na primeira linha foi criada uma classe que foi colocada como public(pública). Isto permite que outras classes tenham acesso a ela. Quando a classe principal for do tipo public, o nome do arquivo de texto deve ser o mesmo da classe. Por este motivo não é possível ter duas classes do tipo public em um mesmo programa. Se esta regra não for seguida, o compilador Java indicará erros. As chaves indicam o início e o fim das classes e métodos. Na terceira linha, o método main inicia a execução do programa.
No Java, as variáveis do tipo real, caractere e inteiro são definidas respectivamente como: float, String e Int.
Para criar programas que utilizem interfaces gráficas, é necessário importar classes, como JOptionPane e JFrame, por exemplo. As instruções de import devem ser feitas fora de uma classe, caso contrário, é um erro de sintaxe e o compilador indicará erros.
Programa simples em Java
Agora veremos como criar um programa que leia o nome de uma pessoa, sua idade, seu salário e exiba estas informações. Utilizaremos as caixas de diálogo da classe JOptionPane.
import javax.swing.JOptionPane;
public class Mostra_Info {
public static void main(String args[]) {
String nome;
int idade;
float salario;
nome = JOptionPane.showInputMessage("Digite o nome:");
idade = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputMessage("Digite a idade:"));
salario = Float.parseFloat(JOptionPane.showInputMessage("Digite o salario:"));
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Nome = "+nome, "Nome", JOptionPane.PLAIN_MESSAGE);
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Idade = "+idade, "Idade", JOptionPane.PLAIN_MESSAGE);
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Salário = "+salario, "Salario", JOptionPane.PLAIN_MESSAGE);
System.exit( 0 );
}
}
Na primeira linha importamos a classe JOptionPane e na terceira linha criamos uma classe de tipo public. Na quinta, sexta e sétima linha, declaramos as variáveis. Em Java, o tipo das variáveis é escrito primeiro e depois são declaradas as variáveis.
Na nona, décima primeira e décima terceira linha indicamos que JOptionPane deve mostrar caixas de diálogo. Também na nona linha, definimos que as variáveis nome, idade e salario recebem o valor dos strings digitados nas caixas e diálogo. Tudo o que é digitado na caixa de diálogo do JOptionPane é do tipo String e para ser exibido em outro tipo de dado(como inteiro) precisa ser convertido. Na décima primeira e na décima terceira linha convertemos os strings em int e float, respectivamente.
Na décima quinta, décima sétima e décima nona linha, exibimos caixas de diálogo com as informações digitadas pelo usuário anteriormente. O argumento "null" indica que a caixa deve aparecer no centro da tela e o argumento JOptionPane.PLAIN_MESSAGE indica que a caixa não deve conter nenhum ícone.
Na vigésima primeira linha, a instrução "System.exit( 0 )" termina a execução do programa. Todo programa que exibe uma interface do usuário precisa desta instrução.