Introdução à linguagem Java

Publicado por White Hawk em 07/03/2010

[ Hits: 11.901 ]

 


Introdução à linguagem Java



Este é o meu primeiro tutorial no Viva o Linux. Espero ter sido claro e objetivo nas minhas explicações sobre o a linguagem de programação Java.

"Java é uma linguagem de programação orientada a objeto desenvolvida na década de 90 por uma equipe de programadores chefiada por James Gosling, na empresa Sun Microsystems". Fragmento retirado da Wikipédia.

A linguagem de programação Java foi criada por James Gosling, que inicialmente chamou-a de Oak (carvalho). Mais tarde, Gosling descobriu que já existia uma linguagem chamada Oak. Quando a equipe da Sun visitou uma cafeteria na cidade onde a o projeto estava sendo desenvolvido, o nome Java (cidade de origem de um tipo de café) foi sugerido e pegou.

Java é baseada em C/C++ e totalmente orientada a objetos. Diferentemente das linguagens compiladas para o código nativo, o código fonte de um programa em Java é compilado para um "bytecode", que é executado pela JVM (Java Virtual Machine).

Referências

Mais informações sobre Java:
Você pode obter o Java em:

Estrutura básica de um programa Java

Todo programa Java possui a seguinte estrutura:

public class (NomeDaClasse) {
    public static void main(String args[]) {
    }
}

Na primeira linha foi criada uma classe que foi colocada como public(pública). Isto permite que outras classes tenham acesso a ela. Quando a classe principal for do tipo public, o nome do arquivo de texto deve ser o mesmo da classe. Por este motivo não é possível ter duas classes do tipo public em um mesmo programa. Se esta regra não for seguida, o compilador Java indicará erros. As chaves indicam o início e o fim das classes e métodos. Na terceira linha, o método main inicia a execução do programa.

No Java, as variáveis do tipo real, caractere e inteiro são definidas respectivamente como: float, String e Int.

Para criar programas que utilizem interfaces gráficas, é necessário importar classes, como JOptionPane e JFrame, por exemplo. As instruções de import devem ser feitas fora de uma classe, caso contrário, é um erro de sintaxe e o compilador indicará erros.

Programa simples em Java

Agora veremos como criar um programa que leia o nome de uma pessoa, sua idade, seu salário e exiba estas informações. Utilizaremos as caixas de diálogo da classe JOptionPane.

import javax.swing.JOptionPane;

public class Mostra_Info {

   public static void main(String args[]) {

      String nome;
      int idade;
      float salario;
      
      nome = JOptionPane.showInputMessage("Digite o nome:");
      
      idade = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputMessage("Digite a idade:"));
      
      salario = Float.parseFloat(JOptionPane.showInputMessage("Digite o salario:"));
      
      JOptionPane.showMessageDialog(null, "Nome = "+nome, "Nome", JOptionPane.PLAIN_MESSAGE);
      
      JOptionPane.showMessageDialog(null, "Idade = "+idade, "Idade", JOptionPane.PLAIN_MESSAGE);
      
      JOptionPane.showMessageDialog(null, "Salário = "+salario, "Salario", JOptionPane.PLAIN_MESSAGE);
        
         System.exit( 0 );

   }

}

Na primeira linha importamos a classe JOptionPane e na terceira linha criamos uma classe de tipo public. Na quinta, sexta e sétima linha, declaramos as variáveis. Em Java, o tipo das variáveis é escrito primeiro e depois são declaradas as variáveis.

Na nona, décima primeira e décima terceira linha indicamos que JOptionPane deve mostrar caixas de diálogo. Também na nona linha, definimos que as variáveis nome, idade e salario recebem o valor dos strings digitados nas caixas e diálogo. Tudo o que é digitado na caixa de diálogo do JOptionPane é do tipo String e para ser exibido em outro tipo de dado(como inteiro) precisa ser convertido. Na décima primeira e na décima terceira linha convertemos os strings em int e float, respectivamente.

Na décima quinta, décima sétima e décima nona linha, exibimos caixas de diálogo com as informações digitadas pelo usuário anteriormente. O argumento "null" indica que a caixa deve aparecer no centro da tela e o argumento JOptionPane.PLAIN_MESSAGE indica que a caixa não deve conter nenhum ícone.

Na vigésima primeira linha, a instrução "System.exit( 0 )" termina a execução do programa. Todo programa que exibe uma interface do usuário precisa desta instrução.

Outras dicas deste autor

Instalação do Opera no Ubuntu

Instalando o "Kubuntu" no Ubuntu 10.10

Instalando navegador Chromium no Ubuntu

Linguagem de Programação C - Introdução (Parte 1)

Leitura recomendada

Programa de Tester do Vindula

Como ativar o boot do Linux após a instalação do Windows

Instalando cvs + cvsd no Ubuntu

Compilação do kernel no Slackware 10.2

Guia de otimização para o Ubuntu

  

Comentários
[1] Comentário enviado por andrezc em 07/03/2010 - 22:57h

Interessante. Só uma coisa na parte do bytecode, o bytecode é "interpretado" pela JVM (java virtual machine), isso para permitir a execução dos aplicativos que são escritos em Java. Fora isso ficou bem explicativo.

[2] Comentário enviado por Primo NT em 13/03/2010 - 09:38h

Achei legal!
Sempre to pesquisando sobre Java aki!
To curso ADS e vou programar em JAVA! ;D

[3] Comentário enviado por WhiteHawk em 21/03/2010 - 18:30h

Obrigado pelos comentários junior linux e Primo NT.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts