Essa dica é a segunda parte de uma série de dicas para os usuários que querem começar aprender a desenvolver aplicativos em
Java. Para utilizar essa dica é necessário a instalação do
JDK, para todo e qualquer desenvolvedor de aplicativos Java, essa é a parte 1 de uma série de dicas que pode ser acessada primeiramente pelo link:
Java no Ubuntu Linux - Instalando JDK (parte 1)
Antes de mais nada, gostaria de parabenizar o artigo do nosso colega, que serviu de base para o desenvolvimento dessa dica, lembrando bem que, assim como acontece com o código fonte aberto e livre, aqui também devemos fazer referências às nossas fontes de informações e, já que as estamos utilizando, devemos ressaltar o motivo que as usamos como referência, assim, no meu caso, o artigo do colega
Carl Robers é bastante simples e dinâmico, ou seja, tudo que precisamos nas horas mais importantes. Apenas algumas alterações foram feitas, visando uma adequação mais simples e direta.
Confira o artigo original e visite o autor:
Instalando Apache Tomcat em Linux 2.6
Não comentarei muito sobre o
Tomcat, além do básico. É um servidor web para aplicações Java. Semelhante a ele temos o Glassfish (Servidor web para Java) e o Apache (Servidor web para PHP). Atualmente o Tomcat está na versão 6, mas costumamos ainda a utilizar, didaticamente falando, a versão 5.5, que pode ser encontrada no seguinte link:
Apache Tomcat
Logo de cara você verá a seção de Downloads no menu vertical ao lado esquerdo contendo as principais versões. Caso queira baixar e utilizar a versão 6 ou a 5.5, elas possuem a mesma forma de instalação, mas não posso confirmar que tenham a mesma forma de configuração. A versão do Tomcat dependerá da versão do Servlet e do JSP que utilizaremos.
O Servlet 2.5 e o JSP 2.1 necessitam do Tomcat 6.0.
O Servlet 2.4 e o JSP 2.0 necessitam do Tomcat 5.5.
O Servlet 2.3 e o JSP 1.2 necessitam do Tomcat 4.1.
Basta você clicar normalmente na versão do Tomcat que você quer utilizar e ele abrirá uma página mostrando as opções que você possui. Mais abaixo você verá o título: Binary Distributions, onde na seção Core estará o Tomcat em sim nas seguintes versões:
Core:
- zip (pgp, md5) - [Nunca utilizei]
- tar.gz (pgp, md5) - Para Linux [FAÇA O DOWNLOAD DESTE POR GENTILEZA!]
- Windows Service Installer (pgp, md5) - [Para o Sistema da M$ - Microsoft]
O arquivo com a extensão tar.gz é a que utilizamos nas distribuições Linux, incluindo Ubuntu. Salve-o ou, após o download, copie o arquivo para a pasta /usr/local. Essa é uma das diferenças de instalações da minha dica e do artigo do Carl, ele utiliza a pasta /opt para instalação. Há os que contestem mas encontrei muitas coisas viáveis nisso.
Instalação do Tomcat no Linux
Acesse a pasta onde deverá estar o Tomcat a ser instalado:
cd /usr/local
Descompacte o arquivo. Pedirá senha do usuário:
sudo tar -zxvf apache-tomcat-5.5.27.tar.gz
Com a descompactação ele automaticamente criará o diretório apache-tomcat-5.5.27. Renomeie-o para facilitar as devidas configurações. A partir de agora o diretório terá apenas o nome de tomcat:
sudo mv apache-tomcat-5.5.27 tomcat
Torne-se o usuário dono desse diretório onde o Tomcat está instalado. No lugar de usuário coloque o nome do seu usuário normal de acesso ao sistema:
sudo chown -R usuário /usr/local
Atribua permissão de execução para os scripts do Tomcat que estão dentro de seu diretório:
sudo chmod +x tomcat/bin/*.sh
Indique ao sistema onde ele poderá encontrar o JAVA_HOME e CATALINA_HOME, respectivamente o Java e o Tomcat:
export CATALINA_HOME=/usr/local/tomcat
$ export JAVA_HOME=/usr/lib/jvm/java-6-sun-1.6.0.07
Inicie o serviço Tomcat:
/usr/local/tomcat/bin/startup.sh
Abra o navegador e teste com o seguinte endereço:
http://localhost:8080
Para finalizar o serviço Tomcat:
/usr/local/tomcat/bin/startup.sh
E tem mais nas próximas dicas.
Boa sorte a todos da galera Linux.