Nas minhas aulas de Programação Orientada a Objeto, minha turma encontrou dificuldade pois o professor não aceita usar nenhuma ferramenta IDE (NetBeans ou Eclipse) para escrever o código. O pior é que a turma gosta muito da interface KDE e usa, preferencialmente, o editor KATE para escrever código.
Até aqui tudo bem, o problema é que nas máquinas do laboratório foi instalado o Fedora Core 9 que, por padrão, vem com a interface gráfica Gnome e o melhor editor para se escrever é o GEDIT que é, de certa forma, fraquinho perante o KATE.
A instalação de uma segunda interface gráfica - KDE - é totalmente proibido pela administração do laboratório de informática. Resolvemos então instalar o KATE no Gnome.
Para os que gostam bastante do Gnome e querem abrir mão dele, fica aí a dica...
No Fedora funciona assim:
# yum install kdebase
# yum install kdesdk
Mas com certeza os mesmos comandos, adaptados, poderão funcionar em muitas outras distribuições com o Gnome. E fica aí a dica de instalação, KDEBASE e KDESDK.
O bom é que junto com o KATE vem mais ferramentas, como o Konqueror por exemplo, além de facilitar a instalação de outras ferramentas do KDE no Gnome.
[1] Comentário enviado por hellnux em 31/08/2008 - 21:52h
Opa!!
Bela Dica...
Tentei aqui no meu Ubuntu 8, só que retornou o seguinte
---------
Os pacotes a seguir têm dependências desencontradas:
kdesdk: Depende: kspy (>= 4:3.5.9-0ubuntu1) mas não vai ser instalado
E: Pacotes quebrados
---------
Deu certo o seguinte comando:
# sudo apt-get install kate
Eu havia testado o kde4 alguns dias atrás, mas já o que me chamou a atenção é que eu já tinha desinstalados todos pacotes referente ao kde... e a instalação foi bem rápida e funcional!!! Também gosto do kate... vou usar ele em vez do NetBeans, ele come muita memória. xD