Com o intuito de facilitar o trabalho de instalar o driver e uma biblioteca fundamental para o pleno funcionamento da série X1100 da Lexmark, estou disponibilizando um shell script básico onde a instalação é feita de forma simples sem precisar estar conectado à internet e poderá guardar o pacote de instalação.
Se por algum motivo vir a precisar, o instalador estará à mão, principalmente nos casos em que há um novo release do Ubuntu. Essa impressora funciona com o driver Z600, além de servir também para os modelos listados abaixo. Verifique se o seu modelo consta na relação:
- Lexmark X1100
- Lexmark X1110
- Lexmark X1130
- Lexmark X1140
- Lexmark X1150
- Lexmark X1170
- Lexmark X1185
- Lexmark X1190
- Lexmark X1195
Muitos usuários tiveram problemas com a instalação desta impressora, mesmo sabendo que esse driver funciona muito bem com nela. Isso ocorre devido a biblioteca "libstdc++5" desatualizada, com a qual o driver foi compilado e que faz parte da biblioteca C++ padrão da GNU v3.
Atualmente a versão do sistema é a "libstdc++6" e você até consegue instalar o driver e tudo parece estar bem, mas ao realizar o teste de impressão dá erro e aparece diferentes mensagens para dizer: "Sinto muito amigo, mas não vou funcionar!" E você fica com cara de quem não entendeu e começa a praguejar contra a Lexmark e dependendo do humor do dia, até o
Linux entra na mira.
Não se desespere! A solução é simples e ao mesmo tempo (paradoxalmente) estranha, pois basta instalar a biblioteca libstdc++5 e pouco depois aquele barulhinho de impressão a caminho à vista e aos ouvidos. São aqueles casos esquisitos em que o seu carro é 2010 mas a peça que o conserta é a do modelo 2009.
Mas navegar é preciso, já dizia Fernando Pessoa e nostalgia da modernidade não enche a barriga de ninguém. Mas o mais importante é que a solução sai barato e funciona. Procedimentos:
1) Baixe o aquivo no link:
http://www.4shared.com/file/dDS67J84/Lexmark-Instalador_v-101tar.html
2) Você deve descompactar o aquivo:
tar -zxvf Lexmark-Instalador v-1.0.1.tar.gz
3) Dê permissão de execução:
chmod +x Instalador-Lexmark.sh
4) Após isso execute-o:
sudo ./Instalador-Lexmark
Terminada a instalação vá em "Sistema -> Administração -> Impressão -> Adicionar" e o resto é intuitivo e fácil, e provavelmente você já sabe o caminho. Assim me despeço e boa impressão para todos!
Lúcio M.V. Silva :)
Cara olha o erro que deu
"dpkg: erro processando lexmark.z600-0.4.deb (--install):
a tentar sobre-escrever '/usr/lib/liblexprintjob.la', que também está no pacote z600llpddk 2.0-2
dpkg-deb: erro: subprocesso colar foi finalizado pelo sinal (Pipe quebrado)
Erros foram encontrados durante o processamento de:
lexmark.z600-0.4.deb"
e ao tentar instalar o driver z600 direto da um erro que diz que o pacote nao e confiavel e mesmo se eu avançar da erro !!!