Linux e Windows em Dual Boot com Windows sem Desabilitar o GRUB
Nesta dica, ensino uma maneira eficaz de resolver o problema ao tentar manter Linux e Windows 10 em Dual Boot. Simplesmente, o Windows insiste em desabilitar o GRUB causando grande perda de tempo e raiva, é claro. :(
Instalando os Sistemas Operacionais
Faça a instalação dos sistemas Linux e Windows, conforme sua preferência. Prefira instalar o Linux depois, pois ele possui ferramentas para ajudar no particionamento e também já vai ajudar a montar o menu de boot, já com os dois sistemas operacionais integrados.
Independente da ordem de instalação, o nosso 'amigo' Windows vai insistir em substituir o GRUB na hora do boot e resultado é bem conhecido, muita irritação, pois precisamos de um USB bootável com Linux em live para corrigir o GRUB.
Até aí, tudo bem, vários artigos mostram como realizar este passo, o problema é que ao entrar no Windows ou realizar um update, ele vai novamente alterar o boot e te deixar com muita raiva!
Corrigindo o problema
Para corrigir o problema, precisamos do Windows, isso mesmo, vamos corrigir o problema na raiz. E apesar de ser um artigo de Linux, pois envolve nosso amado pinguim, o problema precisa ser corrigido no Windows e não no Linux, do contrário, você ficará eternamente reinstalando o GRUB e ele não tem nada a ver com o egoismo do Windows em alterar perpetuamente o boot.
Passos
1. Com o Windows carregado, digite cmd no campo executar, NÃO dê Enter ainda.
2. Com o botão direito no Prompt de Comando, selecione "Executar como administrador".
Veja que, no meu caso, é "\EFI\ubuntu". Se for RedHat ou outra distro, altere para o PATH correto do EFI. Você pode consultar este diretório no Linux em /boot/efi.
4. Dê Enter.
Pronto! O Windows foi enganado.
E agora vai continuar tentando alterar o boot toda vez que você carrega-lo, porém, como alteramos este parâmetro no sistema, ele vai usar o bootloader do GRUB (grubx64.efi) e não o original do Windows (bootmfw.efi): \EFI\Microsoft\Boot\bootmgfw.efi
Veja que o arquivo "efi" original não foi alterado, apenas mudamos o apontamento para corrigir este problema no gerenciador de boot.
[1] Comentário enviado por maurixnovatrento em 27/04/2020 - 13:01h
Não sabia que dava isso no Windows 10. Ainda não estou usando essa versão. Quando eu usar, vou querer dar o Boot com MBR mesmo e não em EFI. Só vou saber se vai funcionar a hora que eu testar.
[4] Comentário enviado por helton_ti em 25/01/2023 - 17:37h
Boa tarde, desculpe voltar em um tópico antigo, mas eu dei este comando, trocando apenas o "ubuntu" pelo Debian pois é a Distro q uso, porém agora depois de dar este comando eu nao consigo entrar mais na BIOS, utilizo um ACER com Windows 11 e Debian 11 em Dual boot, não estava conseguindo entrar no linux e tentei este comando, porém agora nao abre mais a Bios, alguem pode ajudar por favor...!!!