Diferentemente da maioria das distros o Fedora não mantém em cache os pacotes baixados e instalados, para que os mesmos sejam mantidos para posterior uso (se necessário) é muito simples, basta alterar a opção 'keepcache' no arquivo /etc/yum.conf de 0 (zero) para 1 (um):
Atualização do Fedora 15 LXDE:
Com isso todos os pacotes baixados estarão no cache localizado na pasta /var/cache/yum, no exemplo abaixo os três pacotes baixados na última atualização do sistema:
Caso queiram remover o cache basta um pequeno comando:
# yum clean packages
Ou para uma limpeza mais completa:
# yum clean all
Aqueles que tiverem o APT|Synaptic instalado, assim como nas distros Debian-based o cache de pacotes é mantido após o download e instalação dos mesmos, para remover apenas os pacotes indisponíveis (obsoletos):
[1] Comentário enviado por Fabio_Farias em 18/08/2011 - 00:00h
Ótima dica edps. Usei o Fedora quando ainda era o Fedora Core 6. Gostei bastante do sistema mas o openSUSE sempre foi minha distro preferida. Hoje a cada nova versão do Fedora eu baixo para "ver como está". Mas por gostar do Kde não consigo me adaptar ao Fedora com Kde.
[2] Comentário enviado por kyrme em 18/08/2011 - 08:53h
A cada operação realizada com o yum ele atualiza sua lista de pacotes com todos os servidores (por exemplo, quando eu faço uma busca por um pacote ele atualiza toda a lista antes de me dizer se o pacote existe ou não...). Há como fazer ele não se atualizar a cada operação? Forçar ele a só atualizar a sua lista de pacotes quando eu executar o yum update?
[3] Comentário enviado por removido em 18/08/2011 - 17:30h
Obrigado pelos comentários @FábioFarias e @kyrme .
@kyrme, não sou especialista em Fedora, quem talvez lhe indique a melhor solução para isso seja o @eldermarco, acredito que haja uma solução para isso sim, se bem entendi você não quer que o YUM acesse a net para buscar informações sobre pacotes.
* não sei se tem a ver com esse plugin: refresh-packagekit, enfim somente alguém mais apto nessa distro para esclarecer essa dúvida.