Esta é minha primeira dica e espero contribuir com outros. Andei olhando no VOL e observei que existem algumas coisas interessantes relacionadas com navegadores e como podemos usá-los de forma a melhorar nossa vida. Mas resolvi escrever este trabalho com algumas informações que encontrei não só aqui, mas também no Google.
Falarei sobre três navegadores que costumo usar: Firefox, Chrome e Opera
Firefox
A incrível raposa de fogo, que além da rapidez, conta com um número gigantesco de extensões para melhorar e facilitar nossa vida. As extensões vão de temas/aparência, até complementos que tornam mais rápido a construção de sites, entre outros tipos.
Alguns links:
Eu utilizo:
- FireBug - permite visualizar o código fonte da página;
- Measureit - régua para medir o tamanho de elementos da página;
- ColorZilla - conta-gotas que exibe o código hexadecimal e RGB da cor do elemento selecionado;
- IE Tab - sem dúvida umas das melhores extensões, que simula o IE numa das abas do FF, podendo assim, testar como funcionária o site no mesmo.
Há muitas outras que nem conheço e fazem com que nossa querida raposa se torne uma ótima ferramenta de desenvolvimento. Mas vale lembrar, ou avisar, que muitas extensões tendem a diminuir o ritmo do navegador, deixando-o mais lento. Portanto, sugiro que deixem ativas somente as extensões que você use com maior freqüência e ativando as demais quando houver necessidade.
Chrome
Caso não queira ter o trabalho de ficar ativando e desativando extensões no FF e ainda utilizá-lo para construção/criação de sites, uma alternativa que já me passou pela mente é usar o FF apenas quando for trabalhar/desenvolver sites, ou algo do tipo, usando o Chrome para apenas navegar na net, pois sua simplicidade e poucos recursos o torna super leve.
Um item interessante é que o Chrome tem a opção de navegar anonimamente. Pressionando ctrl+shift+n abre uma nova janela de navegação que não grava o histórico, nem pesquisas feitas, ou seja, se você quer ver alguma coisa sem que os outros saibam que você viu, use esta opção.
Pode-se adicionar temas encontrados em:
Opera
Desse não posso falar muito, mas uma dica que dou é usá-lo quando quiser visualizar imagens que não tenha a necessidade de alta resolução, pois ele conta com o Opera Turbo, uma funcionalidade que reduz a qualidade das imagens de uma página de forma que seja carregada rapidamente e não pese na conexão, quando só dispõem de conexão discada.
Ainda conta com a possibilidade de adicionar vários widgets.
Espero que tenham gostado!
Até a próxima.
Ola VonNaturAustreVe, quanto ao IE tab, acho que há um geito de se purlar esse problema no Linux(ps: ainda não testei)
1º - Copie os arquivos do IE de uma maquina que tenha o Windows, e coloque-os num diretorio qualquer no PC com Linux, que deseje usar o IE tab
2º - Feito isso, abra o Mozilla, e faça o seguinte caminho:
Ferramentas> Opções do IE Tab
3º - Na a Aba "Aplicação Externa", há uma caixa de texto "Caminho:", indique ai o caminho da pastas que vc tinha copiado que contenham os arquivos do IE, indicando o arquivo "IEXPLORER.EXE"
ex: "...\Pasta_Qualquer\Internet Explorer\IEXPLORE.EXE"
4º - De Ok, e é so testar!
Como disse, não testei ainda, pode funcionar, ou não, mas por logica, creio irá dar certo!
Aguardo o FeedBack!