Essas são algumas dicas do gimp que achei interessantes e assim mandando para à comunidade, afinal, às vezes o pessoal não para pra ler as dicas que o programa mesmo mostra e já no site sim, param pra ler. :ddd
Então... você sabia que...
O gimp suporta compressão gzip e é automaticamente, ou seja, você só precisa adicionar o .gz (.bz2, etc) ao nome do arquivo, exemplo: linux.gz, assim à imagem é gravada comprimida, ele também lê imagens que já estão comprimidas.
Pressionando e segurando a tecla shift antes de você fazer alguma seleção, lhe permite adicionar à seleção atual em vez de substituí-la. já o ctrl, se usado antes de fazer uma seleção, ele subtrai a atual.
Você pode também salvar uma seleção para um canal, em seleção, salvar para canal. E depois modificar esse canal com quaisquer ferramenta de desenho. Utilizado-se os botões do diálogo "canais" você pode alternar a visibilidade desse novo canal, ou então convertê-lo novamente em uma seleção.
Você sabia também que, quando a tela estiver muito cheia, você pode pressionar a tecla tab múltiplas vezes em uma janela de imagem para esconder ou mostrar a caixa de ferramentas e/ou diálogos.
Clicando com a tecla shift pressionando no ícone do olho no diálogo de camadas, você esconde todas as outras camadas de uma vez. Fazendo isso com as camadas já escondidas, você remove o processo.
Tente essa agora, clicando com o ctrl na visualização da máscara no diálogo de camadas, você poderá alternar o efeito da máscara de camada.
Com o alt mais tab, você alterna entre todas as camadas em uma imagem, mas claro, se seu gerenciador de janelas não usar essa combinação.
E se você estiver cansado de ficar clicando no ícone da cor pra alternar entre preenchimento de cor primária e secundária (cor de frente e fundo), então em vez de fazer isso, basta quando você for preencher com alguma cor a sua imagem, segurar a tecla ctrl, com isso, você estará preenchendo com a cor secundária (de fundo).
Se usado a ferramenta de rotação com o ctrl pressionado, a rotação será de 15 em 15 graus.
Você está no gimp, e está precisando de ajuda, então pressione a tecla F1 que você terá ajuda ao contexto do gimp (que tem ajuda para a maioria das funções). Isso funciona também nos menus.
Temos também, a opção de clicar com o botão direito do mouse, nele você encontrará várias opções, entre elas a de camadas, ferramentas, diálogos, etc.
E se por acaso, você está mexendo no gimp e precisa sair, mas ainda não acabou o seu trabalho na sua imagem, calma, tem uma solução para isso. O gimp tem como nativo a extensão xcf (exemplo: linux.xcf), que salva preservando as camadas e todos os seus aspectos. Então se você salvar com essa extensão, poderá continuar o seu trabalho na sua imagem mais tarde.
A maioria dos plug-ins do gimp funciona na camada atual da imagem atual, então se você quiser que o plug-in funcione para todas as imagens, você precisa juntar todas as camadas, em camadas, achatar imagem.
Quando estiver usando uma ferramenta de desenho (pincel, aerógrafo, etc), se clicado com o shift, ele irá desenhar uma linha reta da sua última posição de desenho, até à posição atual do cursor, já utilizando o ctrl, a linha será limitada a ângulos de 15 graus.
Para finalizar, temos o botão do meio do mouse, se a imagem for muito grande, maior que a janela de visualização, você pode clicar com ele para se deslocar pela imagem.