Olá, galera!
Ultimamente, tenho tido dificuldades e confesso que ando com receios em relação à minha privacidade na WEB, referente aos serviços de e-mail gratuitos disponibilizados no mercado, tais como: Gmail, Outlook, Yahoo Mail, Mail.com, etc.
Com base em algumas pesquisas que andei realizando nas redes sociais relacionadas ao
GNU/Linux e ao Software Livre, finalmente achei um bom servidor que me agradou muito nesses últimos dias. É o
OpenMailBox, um servidor de e-mail gratuito e feito 100% de Software Livre.
Logo na página inicial, pode-se encontrar um modo de realizar um donativo para ajudar na manutenção do servidor:
Por se tratar de um serviço "gringo" (senão me engano, Francês) e hospedado em servidores europeus, a página do serviço ainda não contém uma tradução para o Português (o cliente em si, contém tradução para o Português do Brasil, que é feita nas mudanças das configurações da conta).
O serviço disponibiliza acesso POP, IMAP, anti-Spam, antivírus, 250 MB de espaço (que pode ser reajustado), conexão segura com todos os serviços disponíveis, encriptação, backups diários, XMPP, entre outros.
Pode-se anexar arquivos de até 500 MB (não entendi muito bem essa parte, pois o mesmo diz conceder somente 250 MB de espaço no servidor, apesar de ser expansível).
O mais legal de tudo isso, é a interface do cliente, que é muito bem elaborada, amigável e possui o recurso de arrastar soltar. E a possível utilização de um
alias, por se tratar de um domínio um pouco longo (@openmailbox.org), é possível usar o alias
@opmbx.org, ficando assim, mais fácil o uso diário do seu
login@domínio.
Além de tudo isso, o OpenMailBox disponibiliza um outro serviço de e-mail, também gratuito, que serve como "anti-spam" para suas firulas na rede. É o OpenTrashBox, um e-mail descartável, que pode ser usado para o usuário se cadastrar em qualquer site e, assim, manter sua privacidade protegida e livre de Spams.
É super fácil de usar, basta criar um nome fictício na caixa de diálogo, como indica a figura abaixo, esperar pelo e-mail a ser enviado e clicar em
GO.
Caso queira utilizar o serviço várias vezes, sem ter que ficar criando e-mails falsos, é só digitar o nome fictício novamente na caixa de diálogo e pronto. O serviço dura 24 horas, após esse tempo, o e-mail falso é excluído do servidor e o usuário terá que criá-lo novamente, ou criar um novo.
Obs.: quando utilizei pela primeira vez, o serviço encontrava-se em Português, a mudança de idioma pode ter ocorrido pelas configurações do navegador.
Para ter acesso ao OpenMailBox, basta acessar:
E para utilizar o OpenTrashBox, acesse: