Orientação a objetos com a linguagem Ruby

Publicado por André em 16/01/2010

[ Hits: 8.967 ]

Blog: http://127.0.0.1

 


Orientação a objetos com a linguagem Ruby



A linguagem de programação Ruby é muito poderosa, com suporte a orientação a objetos, GUI etc. Possui um framework, o Rails. Alguns sites e blogs já são desenvolvidos nessa maravilhosa linguagem de programação. Neste tutorial vou mostrar como utilizar a orientação a objetos no Ruby. Espero que gostem do conteúdo!

Você pode obter mais informações em:
Também tem o site em pt-br:
Os downloads, tanto para Linux, Windows e Mac OS você encontra aqui:
E o que não podia faltar... A documentação, que realmente vale a pena ler:
Bom, a instalação é simples, para quem usa Debian ou alguma distribuição baseada em Debian (Debian-based) o que é o meu caso, pode instalar via apt-get. Para isto basta usar o comando:

# apt-get install ruby irb rdoc

Você também pode baixar o código fonte e instalá-lo manualmente, para isso vá até o terminal e use o comando:

wget ftp://ftp.ruby-lang.org/pub/ruby/1.8/ruby-1.8.7-p22.tar.bz2

Isso vai baixar o pacote e no mesmo diretório nós vamos descompactá-lo. Ele está em tar.bz2, então vamos usar:

tar -jxvf ruby-1.8.7-p22.tar.bz2

Ok, foi criado um diretório chamado ruby-1.8.7-p22, vamos até ele...

cd ruby-1.8.7-p22

Agora vamos começar a instalação. Dentro deste diretório digite os comandos:

./configure
$ make
# make install


Pronto, o Ruby foi instalado! Vamos agora começar a parte mais interessante, a prática.

Vamos criar nosso arquivo, eu programo utilizando o SciTE, que é um editor de texto próprio para programação, mas você pode estar usando qualquer editor de textos (gedit, vi etc).

Vamos criar o arquivo carro.rb (rb é a extensão de um código Ruby).

Já com o projeto criado, vamos criar uma classe chamada carro, definir os argumentos, criar algumas variáveis e imprimir tudo em outro arquivo, vamos lá ?!

O código da classe carro é:

class Carro //definimos o nome da classe
def initialize(marca,modelo,cor,tanque) //argumentos
@marca = marca //variáveis
@modelo = modelo
@cor = cor
@tanque = tanque
end
def marca
@marca
end
end

Pronto! Criamos nossa primeira classe, agora vamos adicionar ao arquivo carro2.rb à classe Carro.

require "carro.rb"

Vamos exibir as características:

require "carro.rb"

carro = Carro.new("VW","Fusca","Azul ","43 litros")
puts carro.marca

Bom, é isso! :)

Outras dicas deste autor

return main(); (fatal) - C++

Instalando a biblioteca libxml2

CPU-G: Capturando informações de hardware no Linux

Função das principais bibliotecas do C++

Perícia Forense - Recuperar histórico do Firefox com o ff3hr

Leitura recomendada

Primeiras Impressões do KDE 3.5

Imperdível: 2º Linux Install Fest @ Rio de Janeiro x 24/06

Instalação da placa wireless ENCORE ENLWI-G2 no Ubuntu 10.04 LTS

IPPL - IP Protocols Logger

Coisas para fazer após instalar Fedora 26

  

Comentários
[1] Comentário enviado por igorx94 em 16/01/2010 - 20:41h

Agora fiquei à fim de aprender um pouquinho mais de Ruby, parece bem interessante, vou usar os links. Brigadão.

[2] Comentário enviado por pitombera em 18/01/2010 - 00:29h

Poxa, bem vago heim!? Ruby explora bem mais de POO que isso.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts