Geralmente utilizamos o comando "passwd <usuário>" para alterar a senha de um usuário cadastro pelo "adduser <usuário>", certo? Me deparei com a situação de não conseguir alterar a senha de qualquer usuário, onde ao digitar "passwd <usuário>" não alterava e de nada adiantava o "adduser <usuário>".
Com certeza vários de nossos colegas devem ter outros meios para estar assim resolvendo este problema, mas uma dica para resolver isso sem maiores problemas seria fazer o seguinte:
Entrar no Linuxconf, ir em usuários, escolher o usuário que você precisa alterar a senha e escolher a opção SENHA.
Isso irá resolver o problema de não funcionar o comando passwd <usuário>.
Lembrete: Para achar o linuxconf, na linha de comando e levando em consideração que o seu usuário tenha permissão, digitar "linuxconf" que o sistema vai entrar em uma telinha como se fosse um modo gráfico bem fácil de se encontrar o módulo usuários.
Observação: O linuxconf é um modelo descontinuado na maioria das distribuições. Então isso que foi mencionado acima foi feito no Conectiva 8.0.
[2] Comentário enviado por josemars em 07/12/2006 - 17:43h
Cara, aí vai depender da distribuição. No fedora tem alguns aplicativos gráficos que fazem quase o mesmo papel do linuxconf, só que cada um aplicativo para cada coisa. Exemplo : Rede, Data e Hora. Não fica tudo juntinho igual no linuxconf.
[4] Comentário enviado por Noronha26 em 20/06/2012 - 00:09h
Ola gente eu instalei o Centos em meu pc no VMBox mas não estou conseguindo logar como user comum alguem pode me ajudar a mudar a senha. sou usuário bem novato rsrsrsrs