É sabido que quando executado nos ambiente gráficos Gnome e KDE, o Google Chrome e seu derivado Chromium utilizam as configurações de proxy daqueles ambientes. Em contrapartida quando executados em outros Windows Managers (LXDE, OpenBox etc), o mesmo não acontece.
No 15° comentário desse post relatei e perguntei se alguém sabia como configurar o proxy no SRWare Iron (outro derivado do Chrome) no Arch Linux, como não obtive resposta e estava nem um pouco satisfeito com essa limitação, fui à luta.
Embora não lembre o endereço do site que vi como fazer funcionar o Chrome/Chromium usando proxy, é muito fácil, crie um lançador para o seu navegador e adicione as seguintes opções:
--proxy-server=endereço:porta
No meu caso, no OpenBox, utilizei a ferramenta obmenu para adicionar os lançadores:
Então aquele usuário que utilizar proxy para o cache das páginas, quando ele acessar o VOL ou outro endereço por um desses navegadores, certamente o acesso será mais rápido!
Para testar, e no caso se fizer uso do Squid, num terminal digite:
sudo tail -f /var/log/squid/access.log
Lembrando o endereço do artigo que me levou ao conhecimento desta alternativa, certamente irei adicioná-lo nos comentários desta dica, OK?
[1] Comentário enviado por c4ldas em 24/06/2010 - 21:14h
Não sei se foi aqui que você viu, mas há muito tempo eu tinha colocado no meu blog que nunca tive tempo de atualizar. Está praticamente abandonado, sempre tento ver se consigo atualizar, mas quase nunca consigo e por isso acho que o único post interessante é o que fala sobre o chrome.
É bem interessante isso, pois você pode criar diversos atalhos e cada um com um proxy diferente. Bom para quem usa notebook.
Na época, se não me engano mandei até essa sugestão para a Microsoft e para a fundação Mozilla sugerindo que colocassem isso nas próximas versões dos navegadores. Então vi que o Chrome tinha essa opção e passei a usá-lo desde então com mais frequência.
[2] Comentário enviado por removido em 24/06/2010 - 21:22h
Exato meu caro amigo, foi justamente deste local, eu achava que tinha sido num site estrangeiro "palmas pra nós e pra você em especial", obrigado e desculpe pela omissão, foi realmente esquecimento, valeu!
[3] Comentário enviado por c4ldas em 27/07/2010 - 15:58h
Não se preocupe sobre questão de omissão, você mesmo informou que não lembrava do site. Eu também não lembro onde foi que eu aprendi isso, só sei que aprendi e sempre quis colocar no blog. É incrível que até um site abandonado é visitado algum dia por alguém que frequenta locais em comum (o vivaolinux, nesse caso). Como esse mundo virtual é pequeno!
[5] Comentário enviado por thiagodifoiz em 06/09/2012 - 10:23h
Usei o comando google-chrome --proxy-server=127.0.0.1:3128 no meu LINUX realmente funcionou mas o serviço ficou em primeiro plano no shell quando eu fecho o terminal o chrome fecha tambem e as configurações são perdidas, é possível setar essas configurações em algum arquivo do chorome?