Objetivo desse texto é mostrar que as pessoas estão começando a se importar com segurança. A grande variedade de tecnologia está fazendo as empresas pensarem cada vez mais em segurança da informação.
Palavras-chave: segurança da informação, investimentos segurança da informação, segurança da informação importa.
Um belo dia vou para uma reunião onde será discutido o planejamento para o ano de 2010, no decorrer da reunião uma surpresa! Tem um item lá "Segurança da Informação".
A grande variedade de tecnologia está fazendo as empresas pensarem cada vez mais em segurança da informação. Dados estimam que as empresas investirão 10% a mais em segurança da informação do que investiram no ano anterior. Segundo o relatório realizado pela "Pricewaterhouse Coopers", o fator que mais contribuiu para esse cenário foi a crise econômica mundial, onde os investimentos para segurança foram redirecionados para o ano de 2010.
Outro fator que aparece em destaque é a preocupação com a continuidade dos negócios e recuperação de desastres.
Impressões:
Outro dia foi marcada uma reunião aqui com a equipe de desenvolvimento (sim sou desenvolvedor) para discussão do planejamento e expectativas para o ano de 2010 (projetos de curto prazo) e também alguns projetos de médio prazo (projetos que devem ser concluídos em até 3 anos) e longo prazo (projetos que devem ser concluídos em até 5 anos).
Dentre os projetos de curto prazo estavam os desenvolvimentos de sistemas que devemos fazer para atender as outras áreas, porém quando foi apresentado o projeto de médio prazo lá estava, para minha surpresa, "Segurança da Informação".
Segurança aqui não é tratado como deveria, por isso minha surpresa, a política existe, porém deve ter sido copiada de algum lugar que não é atualizada a anos, análise de risco nunca foi feito etc.
Para variar a reunião foi longa e como "Segurança da Informação" estava no fim não houve tempo para discutir a mesma, para minha infelicidade.
Expectativa:
Apesar de a segurança da informação estar em um dos últimos itens, fiquei bem satisfeito de pelo menos ter sido citada e estar no cronograma.
Como sou um cara otimista, prefiro olhar com esses olhos, que pelo menos estão lembrando-se da segurança da informação, o que no meu ponto de vista já é um começo.
É pouco? Sim, é pouco mas é um começo! E o mais importante no meu ponto de vista é isso, "começar". E se aqui na empresa que nunca vi nenhuma mobilização por segurança, imagino que em outras o cenário seja ainda melhor, o que é bem gratificante para os que estão seguindo e lutando por isso.
Conclusão:
As pessoas e empresas começam a se importar com segurança. Dados demonstram que 2010 terá um acréscimo nos orçamentos vinculados a segurança da informação.
Apesar de pouco, no meu ponto de vista o importante é as pessoas começarem e se informar sobre o assunto e com isso a tendência é cada vez mais os índices de investimentos subirem.
Agradeço a todos que deixaram seus comentários em meus artigos, é bem legal ter esse retorno, que além de mostrar se gostaram ou não do artigo escrito, também fornece ideias do que escrever, obrigado.
Agradecendo também desde já o espaço fornecido pelo Viva o
Linux para os artigos destinados à segurança da informação.
Fonte:
Crise estimulou investimentos em segurança da informaação no Brasil - Tecnologia - CIO
Nenhum comentário foi encontrado.