Recentemente publiquei um artigo sobre o uso de CPUs em regime de Alta Performance, tanto do processador como da placa de vídeo.
A principal desvantagem é a elevação da temperatura, que pode ser perigosa para o hardware.
Descobri muito recentemente um método econômico de melhorar o resfriamento da CPU, que apliquei ao mesmo computador e sistema descritos no
artigo.
Não foi necessário nem investir em sistemas custosos e complexos de resfriamento ou em coolers especiais e caros.
Outra vantagem é não necessitar nem abrir ou modificar a CPU e poder transportar o sistema de resfriamento facilmente de um computador a outro.
A) Montando o sistema de resfriamento:
1) Em um revendedor de acessórios para informática ou loja de peças eletrônicas, adquira (custa ceca de R$35-40) um mini-ventilador comum de montagem axial ("Axial FAN Cooler") de 120 mm X 120 mm X 38 mm, metálico, de alumínio anodizado enegrecido em preto.
Compre-o para corrente alternada, ("AC"), 110 ou 220 Volts (dependendo da rede elétrica de sua cidade) e não para corrente contínua, DC, 5 ou 12 Volts, como é o caso dos "FAN Coolers" comuns para uso interno, dentro dos gabinetes das CPUs.
No meu caso, comprei um "FAN Cooler" fabricado pela empresa "TMC Tech", China, modelo 8038FZY:
2) Olhe para a parte traseira da CPU do seu computador. Em quase todos os gabinetes vai ver um local, uma "grade" para fixação de ventiladores de 12 cm.
3) Observe a lateral do ventilador, vai ver uma seta indicando o sentido do fluxo de ar. monte-o sobre a PARTE EXTERNA, fora do gabinete, em posição de exaustão, isto é com o fluxo de ar soprando para fora.
Deste modo ele funcionará retirando o ar quente de dentro do gabinete, sem soprar pó para o interior (em meus testes iniciais, a montagem como ventilador, soprando o ar para dentro do gabinete, foi menos eficiente).
4) Fixe o ventilador no lado externo da grade do gabinete, com 4 parafusos. verá que a furação é padronizada. No meu caso, empreguei 4 parafusos, fenda Phillips, 3.5 mm X 50 mm, sem porcas. Se seus parafusos tiverem menor diâmetro, abra o gabinete e empregue porcas e arruelas adequadas na parte interna, para melhor fixação.
Nada impede que você empregue parafusos auto-atarrachantes, ele são muito práticos.
5) Faça as ligações externas do ventilador, em paralelo com a tomada elétrica e com um interruptor em série.
A maneira mais prática é empregar um pino de tomada macho comum, fio paralelo de 1.5 mm ("fio de abajur") e um interruptor do tipo "de cordão" para abajur, e um conector tipo "barra Sindal" de nylon, para ligar os fios do ventilador.
A fiação não irá queimar porquê a corrente consumida por esses ventiladores é bastante baixa, menor que de uma lâmpada de abajur.
A figura 1 mostra como podem ser feitas a fixação e as ligações:
Com facilidade, modificações podem ser feitas, usando coolers de outros tamanhos, gabinetes cuja grade para ventilador é lateral etc.
B) Testando:
Conecte o plug do ventilador no próprio estabilizador de voltagem ou no filtro de linha do computador, e antes de usar o micro, ligue o interruptor de abajur.
Pronto, pode usar o seu computador.
O nível de ruído é perfeitamente suportável se o ventilador estiver bem fixo.
O sistema foi testado e está sendo usado na CPU overclocada descrita
neste artigo.
Observe que as temperaturas são mais baixas do que as reportadas no artigo, principalmente no caso da placa de vídeo NVIDIA, mesmo após várias horas ligado, a temperatura da NVIDIA não atingiu nem 60 graus!
Foi possível inclusive, overclocar a NVIDIA a 490 mega de memória (default é 400, em um máximo de 512) e o clock levado de 540 (default) a 700 MHz, e utilizá-la para Compiz e GPU Boinc ao mesmo tempo, por várias horas.
Na figura 2 observe o overclock, o resfriamento, mesmo com BOINC calculando, CPU a 3015 MHz, regime de performance máxima, após 4 horas de uso contínuo.
Obs.: O esquema da figura 1 foi editado em OpenOffice.org Impress usando algumas imagens da Internet, salvo em formato .ODP e depois reeditado e convertido em .PNG com Inkscape.
Teixeira, de fato há outras opções menos simples que podem ser usadas....
por exemplo, quem quiser pode colocar uma pequena chave tipo Joto de alavanca, fixada no gabinete,puxar os 110V da entrada da fonte do micro etc...
para FAN Coolers de 12 Volts,
No meu caso, a minha fonte é grande, 500 W potência real,mas eu tenho 2 drivers CD-ROM, 2 HDs, webcam, som com sub woofer etc, modem discado, placa de rede, nvidia 8600 GT, todo off board. é um atlhon X2. Na realidade minha fonte é tão grande de capacidade que aguentaria mais carga ainda.
Uma vantagem que eu vejo, é a montagem externa, pq se eu mudar o micro, não preciso nem abrir o gabinete.
Naturalmente, que se vc montar o ventilador externamente, mas ligar na fonte do micro terá de "puxar" os cabos da fonte para fora,o que sempre fica feio.
mais possibilidades.... fazer uma pequena fonte de alimentação, externa, para 12 volts, onda completa, com uma pequena ponte retificadora ou 4 diodos 1N4003, e uma pequena filtragem. Como são ventiladores DC, dois capacitores, um de 360 microfarad em paralelo com um disco cerâmico de 100 nanofarad para cortar o ripple de 60 Hz, são suficientes.
Ou use uma fonte de 12 Volts comercial, daquelas usadas nos antigos TVs de 5 polegadas.
outra possibilidade mais simples ainda... alimentar o ventilador DC com a linha de 125 V AC, retificada em meia-onda com três diodos 1N4004 em paralelo (3A no total). em série com os diodos, um resistor limitador de corrente de fio 20W, 1-1,2 K e um capacitor de .47 microfarads, poliéster em paralelo, mas é meio pé quebrado e a durabilidade do fancooler pode ser comprometida