Acredito, que assim como eu, aqueles iniciantes que desejam conhecer o Archlinux terão um pouco de dificuldade tanto na instalação como na configuração do
mesmo.
E é com intuito de colaborar, facilitando a adaptação à essa bela distro, que crio essa dica, simples mas objetiva.
Assim que instalei pela primeira vez o Archlinux, tive dificuldade de manter o teclado abnt2 definitivo, iniciar o sistema com essa configuração. Encontrei várias
soluções, mas nem uma delas me atendeu 100 por cento.
Mas ela só funciona quando o sistema já esta rodando, e não era o que queria, pois se torna muito cansativo digitar esse comando toda vez que inicio o sistema.
Então vamos a segunda solução.
2. Editar o arquivo /etc/X11/xorg.conf.d/10-evdev.conf, faça:
[1] Comentário enviado por removido em 27/08/2011 - 08:45h
@sinesioneto,
beleza cara? uso essa opção do setxkbmap diretamente no meu .bashrc (em Debian, Arch e Gentoo) e funciona corretamente sem que eu precise digitar toda vez que inicio meu sistema, porém a sua solução além de mais elegante é mais correta.
[3] Comentário enviado por pliniomatos em 27/08/2011 - 18:07h
Muito bom! Também tive problemas a um tempo atrás (quando abandonei o Mandriva e me apaixonei pelo ArchLinux) - acho que em 2009, mais nada que alguns "tutos da net" não resolvessem! Até que encontrei o LXDE!!! Resumindo, depois de apanhar muito, fiz esse post para ajudar quem tava começando: http://nadahadeclarar.blogspot.com/2011/07/arch-linux-lxde-very-nice.html
[4] Comentário enviado por warlocksn em 28/08/2011 - 12:32h
@edps
tranquilo? ;)
no caso do .bashrc, eu já usei assim, mas pra isso eu precisava iniciar o terminal pra que o comando executasse... dai eu queria uma coisa mais automática, saca?!
e agradeço pelo comentário! vlw
@albfneto
bom saber disso. como eu não conheço outras distros((alem do Debian)ainda), é bom saber, aprendo mais um pouco tbm... hehe
@pliniomatos
Cara, eu enviei essa dica tem algum tempo já, mas só agora ela foi aprovada... mas assim que eu decide migrar pra o LXDE(a três dias atras) eu encontrei esse teu site com esse post e achei muito bom!
parabens!
[7] Comentário enviado por draggom em 17/03/2016 - 08:28h
Usei essa dica no manjaro xfce e não conseguia iniciar o meu ambiente gráfico, assim que deletei a mensagem no arquivo indicado o sistema voltou ao normal.
[9] Comentário enviado por lustful999 em 17/09/2016 - 00:18h
ola infelismente ao modificar o arquivo nano /etc/X11/xorg.conf.d/10-evdev.conf meus sistemas graficos pararam de funcionar so conseguindo logar no gnome wayland... entao tive que excluir o nano /etc/X11/xorg.conf.d/10-evdev.conf para voltar a funcionar... alguem tem uma solucao definitiva para o teclado?
[10] Comentário enviado por Don_Luigi em 31/07/2018 - 23:35h
Então galera, foi mal reviver o tópico, mas para a galera que ta tendo problema com a interface gráfica parando de funcionar depois de alterar o arquivo, eu percebi uma coisa aqui e pode ser o problema.
Se você só copiar o texto ali da seção, colar no seu 10-evdev.conf e salvar, vai dar problema porque as aspas do texto aqui no fórum não estão coerentes. Bastou trocar todas as aspas do formato “ para o formato ". A última aspas utilizada é a correta. Bastou fazer isso aqui e a solução funcionou elegantemente bem. Obrigado pela dica!
sou iniciante no mundo Linux e tenho o Arch Linux 64 bits rodando no virtualbox com Kde instalado, apesar de durante a instalação ter configurado o teclado br-abnt2 quando logava o teclado estava no padrão inglês. Rodei esse comando num terminal como root e funcionou muito bem. Após reboot estava tudo certinho. A dica do SmithuX foi sensacional.