Olá galera.
Esta dica é para quem tem uma máquina com
Linux instalado em vários HDs ou partições e precisa trocar um ou mais discos ou alterar as partições da máquina. Se este procedimento for feito em um servidor que possui suporte a Hot Swap, tudo pode ser feito sem mesmo precisar desligar ou reiniciar o servidor.
Precisei fazer este procedimento a primeira vez a algum tempo quando o firewall da empresa que trabalho apresentou um problema em um dos HDs. Para a minha sorte, estava montado no disco que apresentou o problema a pasta "/opt" e o servidor possuía suporte a Hot Swap. Como este problema ocorreu em nosso firewall, não podia simplesmente desligar a máquina para trocar o HD. A solução foi pesquisar de que forma poderia trocar um HD de uma máquina Linux sem desligá-la.
Na época, não encontrei muita documentação sobre isso, e ainda hoje não possui muita coisa. Por isso, resolvi compartilhar esta dica com vocês.
Vamos deixar de enrolação e vamos lá...
Existem vários cenários para a necessidade de troca de um HD, mas vou usar como exemplo um servidor com suporte a Hot Swap e um dos discos está apresentando problemas e precisa ser substituído. O disco está montado na pasta "/opt". Só lembrando que este procedimento não vale se os discos estiverem configurados em RAID.
disco1 --> /
disco2 --> /swap
disco3 --> /home
disco4 --> /usr
disco5 --> /opt (disco com problema)
disco6 --> novo disco
1. Primeiramente precisamos inserir o disco novo no servidor. Para saber qual o nome do device que o Linux alocou para o disco, executar o comando abaixo:
# fdisk -l
Este comando irá listar todos os devices de armazenamento que o Linux reconheceu. Outra forma é através do comando:
# dmesg | tail
2. Criar uma partição no novo disco com o comando:
# cfdisk /dev/sdf (colocar o nome do device encontrado anteriormente)
3. Formatar a nova partição com o sistema de arquivos desejado:
# mkfs.ext3 /dev/sdf1
4. Caso o HD com problemas ainda esteja acessível, executar os passos abaixo. Se não estiver acessível, ir direto para o passo 7 e, em seguida, pular o passo 9.
5. Criar uma pasta temporária em uma partição com espaço disponível. Vamos supor que na pasta /home tenha espaço. Vamos criar a pasta:
# mkdir /home/opt.new
6. Copiar todos os dados do disco com problemas para a pasta temporária .
# cp -rp /opt /home/opt.new
7. Desmontar o disco com problemas:
# umount /dev/sde1
8. Montar a pasta no novo disco:
# mount /dev/sdf1 /opt
9. Copiar os dados para o novo disco:
# cp -rp /home/opt.new /opt
10. Editar o fstab e alterar a linha que monta a pasta "/opt" para montar no novo disco.
# vim /etc/fstab (use o editor que desejar)
Antiga: /dev/sde1 /opt ext3 defaults 1 2
Nova: /dev/sdf1 /opt ext3 defaults 1 2
11. Testar o uso dos dados no disco novo.
Este procedimento foi explicado para troca de um HD mas se quiser alterar partições ao invés do HD inteiro, o procedimento é praticamente o mesmo.
Espero que tenham gostado e por favor, enviem críticas (construtivas, é claro!!!) porque esta é a primeira dica que escrevo e espero que não seja a última.
[]s
Cloves Jr