Ubuntu Ultimate, minha versão do Ubuntu para os que não estão acostumados
Bem, vi que tem gente que personaliza a distribuição Linux para torná-la mais amigável. Então eu também fiz a minha versão. Vi que existem várias, mas a minha versão tem um objetivo de ter mais semelhanças com o ambiente Windows. Não é que tenha cara de Windows e sim um jeito mais familiar, afinal muitos querem que sejam parecidos.
O meu Ubuntu personalizado tem por objetivo suprir algumas necessidades do usuário nem tão avançado:
Os programas e jogos para Windows podem ser instalados através do "Instalador de programas para Windows", o diferencial é que você não precisa escolher o arquivo .EXE para clicar duas vezes, basta inserir o CD/DVD que o programa será executado da mesma forma como é no Windows (só em CDs e DVDs);
Muitos sentem falta de um painel de controles unificado no Ubuntu, então resolvi adaptar o painel de controles do BigLinux, Kurumin 7 no Ubuntu. É claro que não ficou tão bom assim, mas acho que com o tempo vai melhorando!
Eu mesmo quando faço o dual-boot WinXP/Ubuntu, de vez em quando o Windows resolve tirar o GRUB da MBR, adaptei o script que eu vi no BigLinux e em outros tutoriais para que se torne funcional no Ubuntu;
Vem com vários programas de código fechado que o pessoal está acostumado a usar;
Os menus estão organizados de uma forma mais interessante para o usuário novato;
O tema human não é padrão no meu Ubuntu e sim um papel de parede vermelho, um tema e esquema de ícones que eu achei bonito, espero que você ache também;
Arquivos .EXE podem ser executados com dois cliques, como no Windows;
Jogos podem ser instalados pelo DJL e pelo Klik.atekon.de. Não é uma coisa assim espetacular, mas com certeza para quem mal sabe ligar o computador, essas pequenas diferenças são boas;
Muitos utilizam conexões 3G como padrão. Então eu coloquei o SmartConnect 3G e adaptação do painel do Kurumin para modens dial-up, afinal muita gente ainda usa esse tipo de conexão.
O objetivo dessa personalização é tornar o Linux mais intuitivo para aqueles que estão acostumados demais com o jeito Windows de ser, então eu acredito que é possível tornar mais fácil sem ter que fazer exatamente da mesma forma como o Windows.
[3] Comentário enviado por fabio em 02/05/2009 - 13:10h
Olá Anna,
Aí depende do nicho da distribuição. Pelo que parece o pessoal quer começar com a versão DVOL servidor, aí no caso o Debian é mais recomendável. Quando for desktop, com certeza!
[4] Comentário enviado por instantware em 03/05/2009 - 14:48h
Eu fiz esse Ubuntu com objetivo de facilitar as coisas para quem sente dificuldades de usar o Linux. Tanto que eu estou desenvolvendo um novo painel de controles para o Ubuntu / Kubuntu, sistema de gerenciamento de pacotes alternativo, afinal, o .DEB é bom. Mas vocês já viram o PC-BSD que tem pacotes simples de instalar? Pretendo copiar essa característica. Painel de instalação de programas de Windows, Linux como se fosse uma coisa só. Tudo já existe. Tem que juntar em uma distribuição só. Sinceramente, as pessoas querem ver se funciona, não se a filosofia GNU é forte.
[7] Comentário enviado por annakamilla em 03/05/2009 - 20:27h
a minha remaster é para computadores que tem pouca memória portanto vai vir com lxde e para ficar mais facil para iniciantes manter alguns recursos do gnome.
fiz uma remaster numa vm com um mais ou menos 850 mb. ele inclui o swiftfox.