Muito usuários infelizmente precisam usar o sistema operacional pago/comercial, embora muitos usem opções piratas.
A dica como usuário inicial é substituir todos os softwares pagos, comerciais por softwares free ou open source, que reduzem os gastos. Aliás é uma opção mais interessante do que usar os softwares comerciais, mas pirateados, porque o usuário ainda está usando um soft comercial, apenas não comprou original. No fim, todos saem perdendo. Os softwares comerciais não vendem, os softwares open source não são divulgados como opção e as versões piratas em muitos casos podem comprometer o rendimento da máquina.
Mas, chega de escrito fiado, e vou ao que interessa.
Segue a relação de substituições que fiz, para não usar os softwares pagos/comerciais etc.
Onde tu encontras uma lista imensa de softwares livres e free. Segue então as substituições que uso, o que não necessariamente sejam os mais indicados, porque podem variar conforme a necessidade de cada usuário. Isso é muito importante porque muito usuário usa os programas sem saber que existem opções, e que às vezes são até melhores que a que é apresentada.
[1] Comentário enviado por albertguedes em 02/05/2008 - 21:07h
Esse é um tipo de artigo muito recorrente por aqui.
É sempre bom lembrar dos softwares free e open alternativos aos padrões fechados.
Só que na minha opinião, para editor html, o 'bluefish' é melhor, e quanto ao pdf, temos o 'xpdf' que é levissimo, e para criar pdfs, uso o latex mesmo, e depois tasco um dvipdf.
Mas últimamente me converti ao formato 'DjVu' que é bem mais compcto que o velho 'pdf'. Ele é um formato proprietario, mas segue a GPL.
Cheguei a ter um arquivo pdf de 20 Mb reduzido a 5 Mb quando converti para DjVu. Vale a pena mesmo.
[2] Comentário enviado por joaocagnoni em 30/03/2010 - 14:38h
Não gosto quando alguem fala sobre usar linux "por que é mais barato". Eu trabalho e tenho dinheiro pra comprar um windows original. E ai, como fica? Vou usar Windows mesmo? Não, as coisas não funcionam assim. O Linux está aí para combater de igual para igual com o Windows, e o preço, é algo que jamais deve ser mencionado aqui.
[3] Comentário enviado por canid em 30/03/2010 - 23:28h
É uma preferẽncia sua gostar ou não, se tem dinheiro e trabalha e optou pelo linux ótimo, mas entenda que o artigo fala da questão "economica" mesmo. De pessoas que optam por usar "pirata" para economizar ou por ganância. Releia o texto! A pirataria não deixa de se usar o "windows", só ilude uma relação em que todos saem perdendo. O mais interessante é realmente mudar de ótica e usar programas e SO open source que são mais acessiveis em vários pontos. E o preço é sim importante para se mostrar o abismo que separa os conceitos por de trás desses SO e como isso implica em seus desempenhos. O Windows por ser comercial é tão patético que quem paga sente que está sendo lesado. Em um mundo de mercado, não se falar nisso, é que é estranho. Não devemos nos ater a só isso no entanto. A questão é que o linux tem muitas vantagens e ser muito acessivel economicamente é uma delas. Com um custo infimo, você obtem uma distribuição estavel com suporte e apoio técnico solidário. Quando ficaria isso com o uso do windows? Quem tem condições pode optar (você tem dinheiro e trabalho, optou), mas quem não tem e ai temos um mercado crescente de usuários que mal podem pagar uma banda meia-boca, isso é importante na hora de economizar uns troco e ainda ter um sistema operacional open source igual ou melhor que um comercial. É tão básico isso!
Abraços livres!!!