Pular para o conteúdo

Utilizando o comando cat

Dica publicada em Linux / Comandos
Angelito Monteiro Goulart angelito
Hits: 28.030 Categoria: Linux Subcategoria: Comandos
  • Indicar
  • Impressora
  • Denunciar

Utilizando o comando cat

O comando cat é um comando bastante utilizado nos sistemas Unix-like para a exibição do conteúdo de um determinado arquivo. Também pode ser utilizado como um simples editor de texto.

Sintaxe:

cat /etc/samba/smb.conf

Exibe o conteúdo do arquivo smb.conf.

O comando cat pode ser bastante útil quando o arquivo a qual se quer exibir for pequeno, porém quando o arquivo é muito extenso, devemos utilizar um complemento:

cat teste.txt | more

O comando acima direciona a saída do comando cat para o comando more, que por sua vez tem o funcionamento parecido com o do comando cat, porém ele faz pausas toda vez que a tela é preenchida com conteúdo, facilitando assim a leitura do arquivo.

Também podemos utilizar o cat como um pequeno editor de texto. Para isso devemos digitar:

cat > carta.txt

Após digitar este comando, devemos digitar o conteúdo que desejamos enviar para o arquivo carta.txt. Para concluir, basta pressionar Ctrl + D.

Porém o comando acima cria o arquivo carta.txt e caso ele já exista, sobrescreve-o. Para resolver este problema devemos utilizar o comando:

cat >> carta.txt

Este comando adiciona o conteúdo do comando cat ao final do arquivo carta.txt.

Espero que tenham compreendido,

Abraço.

Entendendo o comando chmod

Resgatando dados de um formulário com Ruby e CGI

Trabalhando com transações com PHP e MySQL

Escolhendo sua distribuição Linux

Conversão de decimais em binários e vice-versa

Expandindo partição LVM no Linux

Copiando CDs e DVDs pelo terminal com facilidade

Solução para ter de volta as bordas e barra de títulos das janelas em zenity no Debian 13.x

Monitorando o CPU no GNU/Linux em modo texto

Declarando "netbios name" no Samba

#1 Comentário enviado por removido em 31/08/2009 - 03:33h
Não esqueça que o cat tambem "cola" arquivos, talvez voce baixe algum video da net que venha em varias partes e é incomodo assistir dessa forma, voce pode pegar e fazer:

cat video1.mpg video2.mpg > video.mpg

Não é uma maravilha?
#2 Comentário enviado por angelito em 31/08/2009 - 15:20h
Não sabia desta xispirito. Mas é isso aí, vivendo, aprendendo e compartilhando. :D Brigadão pela informação. Abração.

Contribuir com comentário

Entre na sua conta para comentar.