Utilizar memória superior a 3GB no Debian Squeeze GNU/Linux
Particularmente tive alguns problemas com o Debian AMD64... Só que meu notebook tem 4GB de memória e a arquitetura i386 não consegue gerenciar esses 4GB.
Logo pensei... Vou instalar o kernel com suporte a PAE (Physical Address Extension)! Mas ao procurar vi que não existia o kernel PAE... Mas pesquisando um pouco descobri que o kernel com XEN, que é um software livre de virtualização e possui o suporte ao PAE. Daí basta instalar o kernel com o XEN e utilizar toda memória que você tem disponível.
No Debian Squeeze, para instalar este kernel execute a seguinte linha:
[1] Comentário enviado por elvanineto em 28/02/2011 - 15:46h
Legal. Mas isso só seria viável para uma máquina servidor. O Kernel do Xen não vem com suporte a muitos dispositivos. Tive esse problema com placas de vídeo e algumas placas de rede. Tem que sair acrescentando tudo na mão depois.
[4] Comentário enviado por removido em 01/03/2011 - 01:45h
discordo da dica.
esse kernel é pra servidor.
os kerneis(ou kernels, não sei qual o correto), que visam reconhecer mais do que 4 GB são os terminados em *bigmem.
tenho como exemplo, o kernel do etch, que eu usava no saudoso kurumin, que era: linux-image-2.6.26-686-bigmem.
instale algo parecido com isso, e os headers, se precisar compilar algo, ou precisar do virtualbox, e aí sim, seu sistema irá reconhecer os GB totais que sua máquina possui.
[9] Comentário enviado por cytron em 04/03/2011 - 07:58h
Interessante é que no wikipedia diz que o kernel 2.3.23 em diante tem suporte nativo full a PAE, veja:
"The Linux kernel includes full PAE mode support starting with version 2.3.23,[5] enabling access of up to 64 GB of memory on 32-bit machines. A PAE-enabled Linux-kernel requires that the CPU also support PAE. As of 2009[update],[6] some common Linux distributions have started to use a PAE-enabled kernel as the distribution-specific default[6] because it adds the NX bit. [7]"