Pular para o conteúdo

Firefox 4 no Debian Squeeze

Dica publicada em Linux / Internet
Alessandro Reis de Alcântara alessandroralc
Hits: 10.978 Categoria: Linux Subcategoria: Internet
  • Indicar
  • Impressora
  • Denunciar

Firefox 4 no Debian Squeeze

Primeiramente vá até o site da Mozilla e baixe o Firefox 4.

Após isso, descompacte o arquivo .tar.bz2. Para descompactar basta apertar com o botão direito em cima do arquivo e apertar em extrair aqui, caso você tenha o pacote file-roller instalado... Se não vá até o terminal, entre na pasta que você salvou o arquivo e execute o comando:

tar -xvjf nomearquivo.tar.bz2

Você terá a pasta Firefox descompactada.

Depois mova essa pasta para /opt/... Esta é só uma sugestão, a pasta pode ficar em qualquer lugar no sistema de arquivos.

Agora, se o Iceweasel estiver instalado, desinstale-o e apague os arquivos de configuração criados por ele... Basta ir na pasta /home/seu-usuario/ e remover a pasta .mozilla (é uma pasta oculta).

Depois podemos criar um link para o Firefox na pasta /usr/bin. Para digitarmos diretamente "firefox" e o programa ser carregado. Para isso faça como root o seguinte:

# ln -s /opt/firefox/firefox /usr/bin/firefox

Agora para facilitar a execução do Firefox 4 sugiro a criação de um novo lançador no seu painel.

Para criar o lançador no Gnome, clique com o botão direito em cima do painel e aperte em adicionar ao painel. Após isso escolha a opção Lançador de Aplicativo Personalizado.

Se você fez o link simbólico para a pasta /usr/bin, basta digitar Firefox no campo comando que o lançador funcionará. Se quiser adicionar a imagem do Firefox no lançador, dentro da pasta do Firefox tem uma pasta chamado icons que contém o ícone do Firefox...

Gerenciador de TouchPad

Desligar ou reiniciar o computador com hora marcada

Montagem de partições para perfeito funcionamento - fstab

Alterar localização padrão do servidor Apache

Utilizar memória superior a 3GB no Debian Squeeze GNU/Linux

Como abrir um arquivo .mht no Linux

Usando ZeroNet + Tor

IMO - Messenger com suporte a webcam no Linux

Documentos sobre legalização de SCM (Serviço de Comunicação Multimídia)

Nomes completos no Apache

#1 Comentário enviado por alessandroralc em 14/04/2011 - 22:22h
Resolvi mudar meu sistema de 32 bits para 64 bits e os plugins do firefox não funcionaram corretamente. O problema é que a versão pré-compilada que existe no site da Mozilla é uma versão 32 bits. Para resolver o problema devemos baixar a versão 64 bits do firefox pré-compilado direto do ftp da mozilla.

Aí vai o endereço para baixarmos a versão 64 bits para linux em pt-br:

http://goo.gl/bGzcQ

e abaixa está o endereço da sessão no ftp da mozilla com todas versões já lançadas do firefox:

http://releases.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/releases/

abraço a todos...
#2 Comentário enviado por evaldoavelar em 15/04/2011 - 08:44h
Valeu alessandroralc !

Estava com o mesmo problema, não percebi que o firefox era 32 bits =(
que burro!
#3 Comentário enviado por ademarjr em 29/04/2011 - 09:49h
Valeu pela dica !
#4 Comentário enviado por dimmublaster em 08/05/2011 - 04:36h
Obrigado pela dica.
Foi batata.
Muito obrigado.

Contribuir com comentário

Entre na sua conta para comentar.