Aí vai uma dica pra quem recentemente instalou alguma distro
e está com problemas na exibição de caracteres acentuados tipo
"á", "ç" no Linux.
O problema que alguns podem estar, são esses caracteres exibidos
como se fossem quadrados ou outros caracteres estranhos.
A solução para isso seria editar o arquivo de configuração de
codificação dos caracteres:
Vá ao terminal e digite:
$ kedit /etc/sysconfig/i18n
Sendo assim, delete todas os valores de codificação, que certamente
será UTF-8. Agora salve, efetue logout e depois logue novamente
que a acentuação estará correta.
[1] Comentário enviado por io em 03/06/2004 - 01:05h
Ei, uso o FC1 e tenho o mesmo problema (me parece que é exclusivo das RedHat-based), sabe dizer se a sua dica funciona tb? Testei, mas só funcionou para o console, pro KDE não. O a com acento funciona: "á". Viu? A única coisa no teclado inteiro que não funciona é o cedilha. Quando digito acento-c aparece um "c" com acento agudo ao invés do cedilha. Onde já se viu? Meu teclado é configurado para "US-acentos", que é o que no Brasil a gente costuma chama de ABNT-1 (O nome técnico é só ABNT).
[4] Comentário enviado por rogerhot1 em 17/06/2004 - 15:00h
Tentei alterar pelo terminal utilizando o usuário padrão root, só que o sistema indicou uma mesnagem de acesso negado. Daí, criei um usuário "teste" com diretório pessoal e sbin/slogin...só que quando dou o comando pelo terminal , ele retorna com uma mensagem dizendo "Arquivo ou Diretório não encontrado". Como posso fazer pra acertar isso e concluir o comando com sucesso?
[5] Comentário enviado por cwars em 21/08/2007 - 15:04h
Alguém tem uma idéia de como fazer isso no ubuntu? Pois tentei seguir essa dica, mas não existem bem essa pasta (/etc/sysconfig/i18n), e com isso não são exibidos os acentos e caracteres estranhos quando estou diretamente no console (não no X, mas diretamente no Console), além que descobrir de forma um tanto acidental que é possível travar o bash (console) através do vi, dando um CTRL + z ou ALT + CTRL + ç oO
Acho que a razão disso seja o fato de o Console não está reconhecendo os caracteres estranhos do teclado.