Pular para o conteúdo

Configurando o Exim como MX secundário

Dica publicada em Linux / Correio Eletrônico
Fábio Berbert de Paula fabio
Hits: 12.451 Categoria: Linux Subcategoria: Correio Eletrônico
  • Indicar
  • Impressora
  • Denunciar

Configurando o Exim como MX secundário

Para quem não sabe, MX é uma entrada de DNS que define qual é o servidor de e-mail de determinado domínio. Por exemplo, para descobrir para onde são entregues as mensagens que chegam para o domínio vivaolinux.com.br, digite o seguinte comando:

dig MX vivaolinux.com.br

A resposta (ANSWER) será a seguinte:
;; ANSWER SECTION:
vivaolinux.com.br. 3600 IN MX 5 viper.ism.com.br.
vivaolinux.com.br. 3600 IN MX 0 camel.ism.com.br.

A resposta acima me diz que o MX primário é o host camel.ism.com.br e o secundário viper.ism.com.br.

Em todo servidor de DNS podemos configurar mais de uma entrada MX, cada uma com um número de prioridade, sendo que quando uma mensagem é enviada, o servidor de envio de e-mail do remetente sempre tenta entregá-la primeiro no de número mais baixo. Se não conseguir, tenta o próximo MX e assim sucessivamente.

Neste caso, a prioridade do MX primário é a máxima, 0. Uma mensagem tenta ser entregue em camel.ism.com.br, se o servidor estiver fora do ar por algum motivo, a mensagem vai para trex.ism.com.br.

Agora que entendemos o conceito de servidores de backup de e-mail, vamos à pratica. Estamos partindo do princípio que a trex já possui o software de gerenciamento de e-mail (MTA) Exim configurado e funcionando.

Para fazer com que as mensagens para o domínio vivaolinux.com.br sejam armazenadas enquanto a camel estiver fora do ar, adicione à seguinte entrada no arquivo exim.conf:

relay_domains = vivaolinux.com.br

Quando a camel voltar à ativa, as mensagens guardadas para ela são entregues normalmente. Simples né ?

Atenciosamente,
Fábio Berbert de Paula
fabio@vivaolinux.com.br

Logitech Marble Mouse no Linux

Como burlar anúncios sem usar nenhuma extensão

Primeira Conferencia Hacker no Brasil

Vantagens de usar o Vim ao invés do VSCode

Emulador WineX 3.1 para Debian

Qmail - monte o seu próprio servidor de e-mail

Cliente de e-mail: você ainda usa?

Postfix: Adicionando disclaimer - Exceções de remetentes e arquivos diferentes por domínio

Implementando assinatura DKIM com Postfix e Amavis

Whitelist e blacklist globais no Amavis-new

#1 Comentário enviado por wilbil em 12/10/2004 - 12:33h
ola fabio este

relay_domains

sera colocado no servidor viper ou no camel?
as configuracos do viper e do camel tem que ser identicas ne?

Contribuir com comentário

Entre na sua conta para comentar.