Instalando o Windows XP no Virtualbox do FeniX Extreme Linux

Publicado por Daigo Asuka em 25/10/2008

[ Hits: 24.739 ]

 


Instalando o Windows XP no Virtualbox do FeniX Extreme Linux



Embora seja possível instalar outro sistema operacional em outra partição do HD, é bem mais fácil ter ambos funcionando ao mesmo tempo e evitar a reinicialização do computador, economizando tempo. O FeniX Extreme Linux possui o o Virtualbox 1.5.0 disponível para virtualizar hardware e permitir a instalação de outro sistema operacional.

O primeiro passo é colocar o CD com o Windows XP no leitor e aguardar que apareça o Ícone na área de trabalho. Após o FeniX identificar o conteúdo do CD, clique no ícone do Virtualbox nos atalhos no topo da tela.

Surgirá a seguinte tela:
Linux: Virtualbox - tela inicial
Essa tela oferece as principais opções para trabalhar com o Virtualbox. Para iniciar a instalação de outro SO, clique em "Novo". Surgirão as opções de pré-configurações de instalação. A primeira opção é a tela de Boas-vindas, nela, basta clicar em Próximo.

Configurando para receber o sistema concorrente do Linux

Surgirá então a tela onde começam a ser feitas as configurações:
Linux: Virtualbox - escolha de sistema operacional
Na opção "NOME", sugere-se colocar o nome do Sistema, já a opção "Tipo de Sistema" é onde se escolhe o nome e a versão do sistema operacional a ser instalado.

Como estamos instalando o Windows XP, a opção selecionada corresponde a ele. Clicando em "Próximo" surgirá uma nova tela, a de configuração de memória a ser usada pelo Virtualbox. Um detalhe importante a ser ressaltado quanto ao uso do Virtualbox: Sempre tenha pelo menos 512MB de RAM em sua máquina e selecione pelo menos 256 MB. Caso contrário, tanto o sistema que estiver rodando virtualmente quanto o que está instalado ficarão lentos. Vale ressaltar que essa versão do Virtualbox suporta até 2 GB de memória.
Linux: Virtualbox - memória RAM principal
Concluindo a etapa de definição da quantidade de memória, é a vez de definir o tamanho do espaço a ser usado no HD. Por questão de praticidade, sugere-se que selecione a opção "Imagem dinamicamente expansível". Pois conforme for necessário mais espaço, o Virtualbox irá automaticamente aumentar o espaço necessário.

Nessa tela optei por disponibilizar 10 GB de espaço.
Linux: Virtualbox - disco virtual e tamanho
Depois basta confirmar os dados da configuração e uma máquina virtual estará pronta para uso.

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Compilar kernel

Tishna - Framework de Pentest Automatizado

Suporte remoto com VNC reverso

Experiência com Sistemas para Servidor NAS Free

Montando e conectando em um servidor NFS

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts