Um problema que os usuários de modens 3G, eu incluso, têm enfrentado, são os erros de modem não respondendo, especialmente quem configurou seu modem com meus scripts ou o SmartConnect3G.
Não sei qual o problema, pois ocorre mesmo com o modem devidamente configurado. A solução é simplesmente rodar meu script runwv, que está publicado em: script Wvdial ativo com shell script.
Na real, basta desconectar o modem e manter o wvdial rodando e desligando, o que pode ser feito com a linha de comando:
while [ 0 ]; do wvdial; sleep 2; done
Às vezes é necessário o wvdial executar e morrer bem umas dez vezes antes de conectar direito. Isso tem ocorrido especialmente com o modem Huawei, mas no final ele se conecta e a conexão é excelente.
No mais, se isto não resolver, é necessário verificar as configurações particulares de cada modem.
[1] Comentário enviado por removido em 09/08/2009 - 09:49h
Não sei porque algumas distribuições Linux complicam tanto as coisas para o usuário que tenta se conectar com modem 3G. O Ubuntu enfrenta problemas com a configuração DNS pois o modem conecta e não navega, é necessário mudar os servidores DNS para resolver o problema (e isto requer conhecimentos que a maioria dos usuários não tem).
O Biglinux é a distribuição que melhor facilita a vida do usuário com internet 3G, pois o discador KPPP facilita a vida do usuário.
[2] Comentário enviado por mcnd2 em 09/08/2009 - 11:11h
Concordo com o "bilufe".
O "kppp" é excelente para executar uma configuração bem sucedida com o modem 3G.
Já testei essa configuração no Slax rodando de um pendriver e foi tranquilo, apesar de gostar do "GNOME", não foi dificíl configurar o modem pelo "KDE".
OBS: tem que ter os dados para preencher o configuração no kppp.
[3] Comentário enviado por Teixeira em 09/08/2009 - 20:19h
Não é exatamente o Linux que complica as coisas.
O que acontece é que se os fabricantes de modems se ativessem aos protocolos necessários (e que não são poucos) tudo estaria bem.
Porém todos desejam puxar uma brasa para a sardinha do windows (o que nem sempre funciona, e o tiro sai pela culatra)...
Tenho aqui modems antigos que funcionam bem no Linux (qualquer um) mas quando é para configurá-los no windows "tal" a coisa é bem diferente do "outro" windows.
Aí temos de quebrar a cabeça mesmo.
Alguns modems "modernos" V92 (winmodems) não funcionam direito nem no windows e nem no linux, a menos que sejam configurados como se estivessem no México e não no Brasil (!!!!!!).
(Essa dica veio do site do Engenheiro Laércio Vasconcellos).
Em 3G é a mesma coisa, a mesma esquisitice. Infelizmente. E não depende tanto assim da operadora.
Resumindo, internet no Brasil é para quem dá sorte.
É uma experiência que tem 50% de chances de termos alegria ou frustração: Ou funciona, ou não funciona nem a pau, Juvenal.
[4] Comentário enviado por removido em 28/08/2009 - 20:23h
Olá Valter,
Sempre tive vontade(inclinação ideológica) de utilizar sistema operacional linux, mas, problemas com modem eram fatores limitantes(desde quando tentei usar a discada em winmodem e somente conseguia 14Kb/s). Bom, no 3G(da Claro) utilizei os Scripts, conforme tenho encontrado em Blogs, e por surpresa descobri(não sozinho, li em outro blog) que um detalhe de configuração pode acabar com o problema conhecido: Conecta mas não navega.
Utilizei o seguinte trajeto(no Ubuntu 9.04)
1- Depois de conectado(ou antes, se já criou perfil: Claro,Oi, etc...) vá em "Conexões VPN"=>"Configurar VPN" ou "Editar Conexões".
2-Selecione "Banda Larga Móvel", marque a conexão que pretende usar/editar(que já deve estar criada) e clique em "Editar", depois, "configurações IPV4".
3- É no IPV4 que a alteração deve ser realizada. Desmarque: "Somente endereços PPP" e Marque "Automático PPP". A razão disso(pelo que entendi) é fazer com que o Modem perceba e atualize as alterações de rede(no servidor ou central), e se adapte automaticamente.
Espero ter ajudado(por que esse problema me incomodou muito!!),