Referências bibliográficas em TeX

Publicado por Juliao Junior em 16/09/2009

[ Hits: 8.500 ]

 


Referências bibliográficas em TeX



Quem escreve matérias científicas, como físicos e químicos, por vezes sofrem na busca pelas referências bibliográficas em determinada fonte. Dependendo do caso, podemos ter dezenas de referências para verificar e digitar em apenas um artigo. Para facilitar o nosso trabalho, contamos com o software cb2Bib.

O cb2Bib é um software para extrair de forma veloz as referências bibliográficas que encontramos em e-mail, sites da web do jornal, e arquivos PDF. Facilita a captura de referências únicas de fontes não-padrão. As referências encontradas pelo cb2Bib são escritos em BibTeX, para usarmos em qualquer texto escrito em LaTeX. Permite a edição e navegação em arquivos BibTeX, citando referências, pesquisando em referências o conteúdo integral dos documentos, inserção de metadados bibliográficos, além de podermos escrever notas curtas que interrelacionam várias referências.

A instalação é padrão, não é preciso nenhuma configuração especial. Para o download, há pacotes pré-compilados para várias distribuições. Siga um dos links abaixo.

Debian 5:
http://download.opensuse.org/repositories/home:/pereconstans/Debian_5.0/i386/cb2bib_1.3.3_i386.deb

Fedora 11:
http://download.opensuse.org/repositories/home:/pereconstans/Fedora_11/i386/cb2bib-1.3.3-6.1.i386.rpm

openSUSE 11.1:
http://download.opensuse.org/repositories/home:/pereconstans/openSUSE_11.1/i586/cb2bib-1.3.3-6.1.i586.rpm

Ubuntu 9.04:
http://download.opensuse.org/repositories/home:/pereconstans/xUbuntu_9.04/i386/cb2bib_1.3.3_i386.deb
Linux: Referências Bibliográficas em TeX
Até a próxima dica.

Outras dicas deste autor

Colocando a web para incrementar seus textos

Comandos para agilizar o uso do terminal

Alternativas Open Source

MPB no Ubuntu - Corrigindo problema

Ubuntu-eee: Bug na inicialização

Leitura recomendada

Streaming de músicas Spotify no Linux - Instalação

Instalando IBM Lotus Symphony no Ubuntu 7.10

Apollon: acessando a rede do Kazaa sem emulador

Árvore genealógica - Gramps e Genoom

Jogo Free-Spades: Espadas para Linux

  

Comentários
[1] Comentário enviado por evaldoavelar em 16/09/2009 - 12:46h

Vou usar na minha Monografia!
vlw

[2] Comentário enviado por juliaojunior em 16/09/2009 - 23:19h

Beleza, evaldoavelar. Se precisar de ajuda com o LaTeX, estamos à disposição.

[3] Comentário enviado por albfneto em 17/09/2009 - 05:14h

eu uso Latex na Universidade, para escrever os papers, os artigos.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts