Esqueceu a senha do root. Troque-a
Dica publicada em Linux / Segurança
Esqueceu a senha do root. Troque-a
|
Se você esqueceu a senha do root do seu linux (isso é comprovado que funciona em Red Hat, Fedora - usando GRUB ou LILO) ou por algum motivo ela foi trocada e você não sabe qual é aprenda aqui a contornar esse problema.
Quando aparecer a tela do GRUB aperte "e" para vc entrar no modo de edição do arquivo de inicialização. Na tela do GRUB ira aparecer 3 linhas parecidas com essas:
Vá para a segunda linha e aperte "e" no seu teclado para q vc possa editá-la. O GRUB lhe mostrara em uma outra tela a seguinte linha: grub edit> kernel /vmlinuz-2.4.18-3 ro root=/dev/hda2 Va para o final dela de um espaço e digite: single A linha deve ficar parecida com essa: grub edit> kernel /vmlinuz-2.4.18-3 ro root=/dev/hda2 single Pressione ENTER, o GRUB retornará para a tela com as 3 linhas. Agora aperte "b" para q o GRUB boot o seu linux. Quando o seu linux teminar de carregar ele lhe mostrara uma linha de comando mais ou menos parecida com essa: sh-2.05a# Nessa linha digite o comando pra troca de senha: # passwd. Ele vai lhe perguntar qual é a nova senha, digite e confirme. Depois é só reiniciar o seu linux, não precisa fazer nada ele ira reiniciar normalmente. Quando chegar o momento de digitar a senha do root é só colocar a senha que você alterou. Essa dica também funciona com o LILO. Outras dicas deste autorLeitura recomendadaCentralizando logs de dispositivos Cisco com o Syslog-ng Ativando a verificação em duas etapas no login sob LightDM ou GDM Instalação de Módulo de Segurança para Caixa e BB no Slackware Current - Warsaw Comentários
bem eu que estou começando com linux gostei de seu tutorial...
Isso também da pro lilo só vc digitar linux single ,Valew
Parabens pelo artigo...Funcionou perfeitamente.
Eu ja estava ficando desesperado...rsrs.
Cara, parabéns pelo artigo
Salvou minha vida :) rs
Cara que artigo massa. Já encontrei vários na internet mostrando como se fazer isso, mas nada tão simples como esse. Muito bom. Obrigado!
|
Parabens pelo artigo