LXDE também uma excelente alternativa para netbooks
Depois de levar um baile do Netbook Philco eTech ETN 10001, tentando recuperar o sistema embarcado que veio de fábrica, parti para a instalação do Ubuntu Remix.
Perdi a original (Mandriva 2008-0), por sinal excelente, com todos os itens de hardware habilitados e funcionando perfeitamente. Apenas porque cai na asneira de partir para a atualização da versão da distro, seguindo o ícone piscante que aparecia na área de notificação, junto ao menu iniciar do Mandriva.
Após as atualizações normais de segurança, em nova reinicialização surgiu o ícone piscante na área de notificação da distro.
Como tudo corria bem com as atualizações normais e de segurança, resolvi aceitar partir para a atualização da distro, considerando que a instalação original já estaria defasada (2008-0). Resultado: embora aparentemente tenha ocorrido a atualização com sucesso o sistema deixou de reinicializar a distro.
Ficava apenas na tela de inicialização do GRUB, permitindo a "Recuperação" do sistema, já que não reiniciava no modo normal.
Tentei a recuperação, que aparentemente funcionou na primeira vez, aceitando inclusive a senha obrigatória da primeira utilização. Só que isto não aconteceu, embora com mensagem de recuperação com sucesso. Tentei o procedimento novamente e a partir da segunda tentativa já não reconhecia a senha da instalação inicial e não seguia adiante.
Esta foi a razão para tentar várias alternativas de outras distros Linux, inclusive a instalação limpa da versão mais recente do Mandriva, bem como das duas ultimas via pendrive, na esperança de retomar o excelente trabalho anterior feito na distro instalada de fábrica.
O Ubuntu Remix ao contrário, como também o sidux, instalaram "de primeira", sem problemas. Para quem não gostar da interface Gnome, padrão do Ubuntu Remix, dentre as alternativas disponíveis para instalação está o LXDE, que instala facilmente, permite o uso de interface mais leve que o KDE 4 e sem grandes perdas de funcionalidades.
Depois de feita a instalação do LXDE a partir do instalador de pacotes padrão do Ubuntu-Remix, basta escolher o mesmo entre as alternativas de "Sessão", na tela de inicialização do GRUB.
[1] Comentário enviado por albfneto em 17/04/2010 - 00:19h
sim, lxde é util, nos netbooks, pq e levissimo.
O Mandriva de vez em quando ele dá um baile, pq atualiza muito e usa muitos pacotes testing. Mas eu gosto de distros assim
[2] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 17/04/2010 - 01:44h
No caso deste Netbook, ainda ficaram faltando alguns ajustes. O som que no Ubuntu-Remix está funcionando normal, no LXDE não funcionou direto. Ainda vou precisar reconfigurar.
[3] Comentário enviado por pinduvoz em 18/04/2010 - 23:33h
Olha, meu AA1 da primeira série, modelo A110, está rodando muito bem com Gnome e Ubuntu 10.04 Beta 2. E o conforto que o Gnome proporciona no uso vale a pena, mesmo que signifique esperar um pouco mais para abrir um programa.
Apesar de preferir o Gnome, reconheço que o LXDE é bem melhor do que as demais interfaces ditas leves, nas quais não incluo mais o XFCE (pesado, na minha opinião).