Esta dica é útil quando precisamos virtualizar um sistema operacional já instalado em uma máquina física, ou quando mudados o hardware (placa mãe) do sistema original.
Migrando máquinas físicas para máquinas virtuais
Tive a necessidade de migrar servidores físicos para máquinas virtuais e não encontrei muito material sobre o assunto. O procedimento abaixo mostra passo a passo como executar esta tarefa, que para mim foi de grande utilidade.
Sistemas utilizados:
- Debian Lenny
- VirtualBox 4
1- Conecte o HD com os dados a serem copiados (sistema original) a uma máquina que contenha o
Linux e o VirtualBox 4 instalados. Em seguida, conecte um HD externo. O HD externo será o destino, onde será armazenada a imagem do sistema original. Este HD externo tem que ter o tamanho superior ao HD de origem. Com os HDs conectados, dê boot pelo sistema normalmente, em seguida abra um terminal e verifique os HDs conectados com o comando abaixo:
# fdisk
No nosso caso, temos três HDs conectados: sda, sdb e sdc.
- sda é o HD utilizado pela máquina.
- sdb é o HD que contém os dados a serem copiados (origem).
- sdc é o HD de destino, onde será armazenada a imagem.
2- Depois de reconhecido os HDs, verifique qual é o HD de origem e qual é o HD de destino. Monte apenas o HD de destino no diretório /mnt. No nosso caso sda é o HD do sistema que estamos usando, sdb é o HD de origem e sdc o HD de destino. Crie um diretório no HD de destino chamado imagem.
3- Em seguida, execute o comando abaixo com permissão de root. Dependendo do tamanho do HD, esse processo pode ser demorado. Este comando irá gerar uma imagem do HD original chamada imagem.dd.
# dd if=/dev/sdb of=/mnt/imagem/imagem.dd
4- Depois de gerada, entre no diretório onde está a imagem execute o seguinte comando:
# VboxManage convertfromraw imagem.dd imagem.vdi
5- O comando acima irá gerar um sistema virtual, reconhecido pelo Virtual Box. De permissão total para o arquivo gerado:
#chmod 777 imagem.vdi
6- Abra o VirtualBox, crie uma nova máquina virtual. Na opção de discos, marque a opção utilizar disco rígido existente e selecione o arquivo imagem.vdi.
7- Após a inicialização do novo sistema, exclua o arquivo /etc/udev/rules.d/70-prersistent-net.rules, que é o arquivo onde está armazenado o endereço MAC da antiga placa de rede.
8- Teste o novo sistema.