Esta dica se aplica ao Ubuntu e derivados, e foi testada no Ubuntu 12.04.
Já foi postado aqui no VOL maneiras de remover pacotes órfãos utilizando o Deborphan, porém, há um jeito mais fácil para remover os mesmos pacotes, com o mesmo programa, sem ter que apelar para o apt-get remove, que daria muito trabalho (se existirem muitos pacotes órfãos).
Instalando o Deborphan (digite no terminal):
sudo apt-get install deborphan
Depois de instalado, ao se digitar 'deborphan' no terminal, será mostrada uma lista com todos os pacotes órfãos.
Para removê-los de forma prática, digite no terminal:
sudo orphaner
Será aberta uma janela com a lista de pacotes que podem ser removidos (órfãos). Basta, então, selecionar cada pacote com a tecla espaço e depois aceitar.
Serão removidos com o apt-get remove, mas sem ter que digitar cada pacote.
Existe ainda o gtkorphan, para executar no modo gráfico, mas para instalá-lo são necessários mais três pacotes, além do Deborphan.
Geralmente, quando executo o apt-get remove (que também é o caso do Orphaner), rodo também o comando abaixo, que sempre remove (quando há para remover) mais alguns resquícios de arquivos:
Se aparecer a mensagem abaixo, é porque não há nada para remover.
dpkg: erro:
Todos devem também conhecer o:
# apt-get autoclean
E o:
# apt-get clean
O primeiro remove versões antigas de pacotes de instalação, que ficam em "/var/apt/cache/archives", enquanto o segundo apaga todos, inclusive os novos para liberar espaço em disco.
Ou seja, se executar apt-get clean, não tem porque rodar apt-get autoclean.
[5] Comentário enviado por fabio_gyn em 26/08/2014 - 17:40h
Seria otimo se postasse também os comandos para verificar se esses pacotes não são realmente necessários, como foram os casos descritos nos comentários.