Em
Sabayon, a interface gráfica do
Entropy, o antigo
Sulfur, foi substituída pelo moderno
Rigo.
Sendo binário/semi-binário/de compilação, e sendo derivado do
Gentoo, portanto metadistribuição e modular, isso torna o Sabayon muito versátil.
Ele tem dois instaladores de pacotes, Entropy e
Portage (o mesmo do Gentoo), e há várias maneiras diferentes de instalar pacotes:
Eu costumo usar para instalar pacotes em Sabayon, o Entropy, com todos os métodos (comandos, instalação via Web, Rigo, etc...) e às vezes, Portage. Depende do número de pacotes e do que quero fazer.
Ex.: Um pacote só, se pode usar comandos, Rigo ou instalar via Web.
Vejam que o Rigo é mais rápido e prático que o Sulfur para instalar pacotes ou atualizar, mas só se pode procurar os pacotes um por um (Figura 1):
Nos casos em que é necessário CONTROLAR as atualizações. Ex.: Eu tenho uma instalação de Sabayon com o GNOME 2 mantido:
Como o Sabayon é Rolling Release, se eu não mascarasse os pacotes de GNOME 3, meu Sabayon perderia o GNOME 2 que seria sobrescrito. Para mascarar, preciso saber os nomes do pacotes todos do GNOME 3 e marcá-los para não serem instalados.
Isso não é prático em Rigo. Vejam no
Fórum Internacional do Sabayon.
Mas o Sabayon é tão versátil que você pode ter o Rigo, junto com o velho e bom Sulfur, e usar ou um ou outro!
Faça o seguinte, usando o próprio Rigo ou comandos, atualize completamente seu Sabayon, inclusive o banco de dados do Entropy (precisa, porque o Sulfur que vai funcionar é só o último, o 105, a versão 104 não abre mais):
sudo equo update --force
$ sudo equo --verbose install entropy equo rigo
$ sudo equo upgrade
Agora, instale Sulfur. Ele não está mais em desenvolvimento contínuo, mas ainda funciona e está nos repositórios. Procure-o e instale-o:
equo search sulfur #deve ser a versão 105
sudo equo --verbose install sulfur
Pronto, agora você pode usar tanto Rigo (veja acima, Figura 1) quanto Sulfur, mas não o faça ao mesmo tempo. Para abrir e usar Sulfur, feche a instância de Rigo.
Também não deve remover Rigo, mesmo que não vá usá-lo. Em Sabayon, são dependências de sistema e se tentar tirá-las, partes do Entropy sairão junto e não poderá instalar mais nada, nenhum pacote.
Não é aconselhável, mas caso queira muito tirar o Rigo, porque não vai usá-lo mais, faça-o com comandos e sem tirar as dependências:
sudo equo --verbose --nodeps remove rigo
Em nenhuma hipótese, tire o Portage do Sabayon. O Entropy também usa Portage, para instalar os pacotes binários e para modificar os semi-binários (Portage Triggering). Mesmo que você não use o Portage, o sistema usará.
A remoção do Portage em uma distribuição baseada em Gentoo será fatal ao sistema, ele vai quebrar irremediavelmente. Só
resolve reinstalando tudo.
Você viu o Rigo funcionando (Figura 1). Na mesma instalação, eis o Sulfur, controlando minhas atualizações. Observe que desmarquei os pacotes de GNOME, para que não atualizem, para não quebrar meu GNOME 2 e depois vou mascará-los, com o comando:
sudo equo mask pacotes
Portanto, se quiser, poderá usar Rigo ou Sulfur, ou os dois, mas não ao mesmo tempo.
Até a próxima.