ASUS K46CA - Criando nova UEFI

Publicado por Cesar Valentino em 24/09/2014

[ Hits: 5.783 ]

 


ASUS K46CA - Criando nova UEFI



Sei que existem várias dicas aqui no VOL sobre o assunto EFI, mas como passei por essa situação atualmente, vou postar esta dica para quem possui ultrabook da ASUS, ou com o hardware aproximado e quer/precisa instalar o GNU/Linux, enfim, vou deixar minha experiência aqui!

P.S.: O help desk (suporte) da ASUS é muito ruim, com profissionais totalmente perdidos quando o assunto é GNU/Linux, então, nem perca tempo!

Possuo um ultrabook ASUS modelo K46CA, adquirido há uns 06 meses, desde o primeiro dia com ele nunca utilizei o Windows, ele foi adquirido para rodar o GNU/Linux.

Portanto, quando comprei, exclui todas as partições dele, deixando somente a que continha o Windows Loader (EFI). Pois eu queria o Ubuntu 14.04 instalado no SSD (Flash), a fim de "bootar" o S.O. muito mais rápido.

Então, fiz assim o particionamento:

SDA (HD):
  • /home (493 GB)
  • /boot (01 GB)
  • /tmp (05 GB)

SDB (Flash):
  • / (20 GB)
  • /SWAP (02 GB) - Apesar de possuir grande quantidade de memória RAM, mantive a partição SWAP.

Funcionou maravilhosamente, o ultrabook inicia em menos de 10 segundos. Impressionante como ficou rápido com o Ubuntu 14.04.

O problema começa agora, instalei muitos pacotes, muitos programas para deixar o desktop mais bonito, "fucei" pra caramba, e o Unity não suportou (kkkk). Congelou tudo...

Reiniciei várias vezes, busquei informação, mas nada. A solução foi reinstalar o sistema. Mantive todas as partições (/home, /tmp, /boot... não mexi na UEFI). Instalei nova versão, procedimento normal. Mas quando foi ligar, deu erro no GRUB.

O ultrabook não estava entendendo mais a partição UEFI, fiquei dois dias atrás de informações, mas nada resolveu e, pra ser sincero, na internet pouca coisa se fala a respeito.

Liguei no suporte da ASUS (que porcaria), expliquei a situação, o atendente só falava assim: "Não damos suporte a Linux!".

Enfim, exclui todas as partições, sem restar uma sequer!

Passos:

1. Bootei pelo Live-CD do Ubuntu 14.04, em modo de TESTE.

2. Com o GParted, criei uma partição FAT32 com 300 MB (flag: Boot), sem nome (o Ubuntu reconhece e nomeia para /boot/efi), no SDA (que no ultrabook é o HD).

3. Criei as novas partições conforme listei acima, mandei instalar e pronto.

Funcionou perfeitamente.

Rápido e totalmente LIVRE!
:)

Outras dicas deste autor

Corrigindo problema do OpenVPN no Ubuntu 10.04

Leitura recomendada

Instalando impressoras Lexmark no Debian Linux

Instalando Placa Nvidia no Fedora Core 27

Floppy USB no SuSE 8.0

Configurando placa de rede Atheros no FreeBSD 8.0 para redes WPA-TKIP

Quickcam Express no Ubuntu 9.04

  

Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 24/09/2014 - 12:19h

eu tinha um ultrabook desses
em menos de 6 meses, a placa-mãe entrou em curto.
asus é boa, pra placa-mãe de desktop, mas pra notebook/ultrabook, nem rola.
a garantia não cobria, então, perdi 3 mil reais nessa porcaria...
mas, quando ele funcionava, nem precisei fazer nada disso, e o grub funcionava...
agora, não sei, se é pelo fato de ser o grub-legacy...nunca testei com o grub2
mas, enfim... boa dica.

[2] Comentário enviado por cesarvalentino em 24/09/2014 - 12:44h

Então, essa maneira descrita acima é para poder utilizar o SSD como diretório "/" do linux, ou seja, onde o linux estará instalado. Fazendo assim com que a inicialização do mesmo seja muito rápida. Do contrário, se não tem interesse em utilizar esse dispositivo, basta "bootar" pelo liveCD e seguir os passos corriqueiros de instalação, a instalação procederá de modo "legacy", que é a forma que sempre conhecemos, "a velha BIOS". Deixando a inicialização mais lenta.

Mas essa dica acima é apenas quando se necessita criar uma nova partição UEFI, pois às vezes ela foi excluída acidentalmente ou até mesmo propositalmente =D. Mas se o notebook/ultrabook nunca foi formatado, está como veio de fábrica, siga os passos de criação de partições nos dois locais SDA e SDB, não formate ou exclua a partição UEFI (do windows, ela vai estar como FAT32), o linux a reconhecerá como /boot/efi.

Bom, sobre a questão de resistência, durabilidade e etc. Vejo que isso é uma questão de sorte mesmo, pois já tive um Macbook White que "torrou" a motherboard, tudo bem a Apple trocou tudo, mas é estranho, "Um Apple fazer isso?" kkkkkk

Esse ultrabook da ASUS tem uma configuração muito boa, e até agora depois de 07 meses utilizando a máquina não tenho do que reclamar, a não ser que às vezes "encosto" na carcaça do ultrabook e levo um choque. Mas isso é a tal de energia estática, também odeio a porta do meu carro. kkkkkkk Mas a questão é que em outros computadores ou notebook's que trabalho não levo choque, apenas no ASUS...... Pois a carcaça é de alumínio...

[3] Comentário enviado por zeck em 10/03/2015 - 00:04h

cesarvalentino
Agradeço por compartilhar esta dica, pois me ajudou com um ultrabook aqui fera. vlw

[4] Comentário enviado por Romero_rr em 09/05/2016 - 10:26h

bom dia, você não teve problemas com o combo jack, porque seu eu conecto o meu headset no combo ou eu uso os mic ou o phone mas nunca os dois, e ja pesquisei bastante mas nao achei nada, você teve algum problema se teve passa a a experiencia de resolução pra nós.
vlw forte abraço, e viva a liberdade



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts