Pular para o conteúdo

Fedora 22: Prefira o RVM

Dica publicada em Linux / Software
Edvaldo Silva de Almeida Júnior EdDeAlmeida
Hits: 3.023 Categoria: Linux Subcategoria: Software
  • Indicar
  • Impressora
  • Denunciar

Fedora 22: Prefira o RVM

Se você pretende usar seu Linux box com Fedora 22+ para desenvolver com Ruby on Rails, aqui vai uma sugestão.

O repositório Fedora oferece pacotes com Ruby e muitas gems. NÃO INSTALE NADA DISSO!

Prefira sempre usar o RVM como instalador da linguagem Ruby, pois ele permite:
  • Instalar várias versões do Ruby simultaneamente;
  • Alternar com facilidade entre estas versões;
  • Criar gemsets específicos para cada sistema que você estiver desenvolvendo, o que elimina a possibilidade de conflitos de versão entre as gems;
  • e muito mais.

Eu sei que você deve estar pensando:

"Por que eu ia querer voltar para uma versão anterior da linguagem Ruby quando posso ter sempre a versão mais nova instalada e pronta para o uso?"

A resposta é simples: MANUTENÇÃO! Você poderá ter, cedo ou tarde, um sistema legado em mãos, desenvolvido com Ruby 1.9.3, que vai quebrar inteiro se você tentar rodá-lo com o Ruby atual, versão 2.2.3. Claro que você poderá consertar tudo, mas será que seu cliente estará disposto a pagar o custo disso? Ou esperar o tempo necessário? E se for um sistema de missão crítica, que não pode parar?

Com o RVM você poderá instalar e usar uma versão qualquer do Ruby, voltando depois para a mais nova sem qualquer dificuldade, com apenas uma linha de comando para ir e outra para retornar.

Para saber mais detalhes sobre os problemas de usar empacotado no Fedora 22+ em lugar do RVM, visite meu blog técnico chamado Ruby (completely) off the Rails.

Atualizando automaticamente os bancos de dados do ClamAV

Usando Delta ISOs

Não mude as convenções do Ruby on Rails sem bons motivos

SATA no Mandrake 8.2

Blog sobre o Linux

Instalação do Skype no Debian

Monitorando sua rede com o VNC

Problema: Dell OpenManage não faz login (refresh na tela) no CentOS 6.4 [Resolvido]

Playlist contendo todos os vídeos do canal no YouTube

Descompactar .tar.gz, tar.bz2, tar, rar e zip corretamente

#1 Comentário enviado por aldooliveira em 25/01/2016 - 22:58h
Sugestão muito boa. Valeu!

------
www.aldo.ws: Notícias, dicas e tutoriais sobre Gnu/Linux, especialmente sobre a distro Fedora.

Contribuir com comentário

Entre na sua conta para comentar.