Com freqüência leio perguntas sobre como exportar páginas Web para PDF. Encontrei um modo simples, mas indireto de fazer isso.
Para tanto, uma vez que você já tenha instalado o OpenOffice.org, basta salvar a página Web de seu interesse numa pasta, e depois abrir o arquivo usando o OpenOffice.org Writer.
Naturalmente, o documento será aberto pelo editor de HTML do OOo. Contudo, alterando ou não a página, você poderá exportá-la no formato PDF como se fosse um simples documento de texto. Para quem ainda está perdido, basta ir até a aba 'Arquivo / Exportar como PDF'. Simples assim!
Aviso aos navegantes: não esperem muito do editor de HTML do OOo. Muita coisa pode não ficar tal qual está publicada na Web. Mas o layout da página normalmente é mantido e pode quebrar o galho de quem deseja exportar apenas o principal conteúdo: textos e imagens estáticas.
[1] Comentário enviado por agk em 07/04/2006 - 10:08h
Eu faço isso de uma outra maneira, onde a converão é praticamente de 100%.
Vejamos, eu abro a página no navegador (Mozilla ou Firefox), vou em arquivo, imprimir, seleciono imprimir para arquivo, salvo como arquivo .ps e depois uso o utilitário de linha de comando ps2pdf.
Pronto, simples, prático e eficaz.
No endereço acima você navega até uma determinada pasta onde você tenha um arquivo '.ps' já salvo conforme o processo que vc descreveu ("abro a página no navegador 'Mozilla ou Firefox', vou em arquivo, imprimir, seleciono imprimir para arquivo, salvo como arquivo .ps"), carrega esse arquivo para o site e ele faz a conversão. Depois faz o download do arquivo convertido. É uma mão na roda.
Quanto ao processo que descrevi usando o OOo, tem o único mérito de permitir a edição, removendo assim o que não é útil e fazendo uma limpeza visual.
[5] Comentário enviado por chimico em 04/08/2008 - 14:31h
No firefox3/Minefield já está disponível uma opção para imprimir diretamente para um arquivo pdf, completando o que o amigo agk disse acima. Fica muito bom o resultado e o arquivo pode ser lidos em problemas em qualquer leitor pdf.