Cada vez mais o Linux vem ganhando espaço, não só em computadores, mas agora também em dispositivos móveis. Empresas começam a disponibilizar cada vez mais dispositivos móveis que rodam o sistema operacional. No mercado brasileiro já estão disponíveis alguns desses dispositivos.
O sistema operacional Symbian (que é atualmente utilizado em celulares) custa entre 5 e 7 dólares por telefone, enquanto um sistema baseado em Linux sairia por menos que isso, o que provavelmente diminuiria o custo final dos aparelhos baseados no sistema operacional Linux.
Dispositivos baseados em Linux já são muito populares na Ásia, mas até agora não tiveram muito êxito na Europa ou nos Estados Unidos. Só na Ásia a Motorola vendeu mais de 3 milhões de celulares baseados na tecnologia Linux.
O Linux é atrativo para os fabricantes tanto por suas capacidades quanto pelo custo. O sistema operacional pode resolver alguns dos problemas que os fabricantes enfrentam para construir telefones com funções completas como câmeras, displays coloridos e navegadores de internet.
A seguir alguns exemplos de dispositivos já disponíveis no Brasil:
OLPC como incentivador
Idealizador do projeto One Laptop per Child, Nicholas Negroponte acredita que o sistema operacional Sugar, presente nos notebooks, impulsionará o uso de Linux em equipamentos com configuração mais modesta.
Motorola ROKR E2
Principal fabricante a levantar a bandeira do Linux como sistema operacional em celulares e smartphones, a Motorola substituiu o famoso iTunes, da Apple, por uma aplicação multimídia em código aberto no ROKR E2.
Este aparelho agora transfere música a 2 GB por USB sem limites de músicas, vem com uma tela de 320x240, browser Opera 1.3, câmera de 1.3 megapixel com gravação, rádio FM e outros.
Nokia 770
Mesmo presente em mais da metade dos smartphones com seu sistema operacional Symbian, a Nokia foi a primeira fabricante a introduzir um aparelho móvel com Linux, com o N770, que navega na internet e reproduz canções.
iPod com Linux
O player iPod, da Apple, é o principal exemplo atual de modificações feitas pelo usuário pela instalação de Linux. Com os pacote iPorLinux e RockBox, o player reproduz game, grava sons e oferece ferramentas corporativas.
A partir destes, cada vez mais dispositivos móveis, como celulares Ipods, entre outros, irão aparecer. O que significa que a tecnologia estará também mais barata.
Com mais esse advento para o Linux, nós, o usuários e consumidores, só temos a ganhar. Pois como o Linux é de distribuição gratuita, a tecnologia torna-se mais acessível para a comunidade. Sem contar que dissemina ainda mais o uso do Linux e outros produtos Open Source.