Quem não está de saco cheio daqueles banners retráteis de fundo transparente, que no atual Flashplayer for Linux, não fica transparente. Pelo contrário, causa muita irritação.
Felizmente, somos brasileiros, não desistimos nunca, e damos nosso jeitinho.
Lá vai: Instale o Wine (instruções oficiais para instalação), depois copie as fontes básicas do sistema WIN e as fontes mais usadas pelos desenvolvedores web: Tahoma, Verdana, Arial, etc. Após isso, baixe a versão do Firefox para Windows, relembre os passos NEXT, NEXT, NEXT, execute o Firefox, entre em algum site com flash e instala e plugin como se estivesse no Windows. FINALIZADO o problema.
Parece estranho, mas enquanto não há solução melhor... Outro aspecto, é que em diversos sites temos problemas com o Firefox para Linux, simplesmente por omissão dos webdevelopers.
Conclusão: A dica serve para testar a aparência do site em Firefox Windows e para resolver problemas de flash e renderização ainda não suportados pelo Firefox Linux.
* NOTA: A instalação das fontes do Windows não consegue resolver o problema, pois a renderização das fontes fica diferente em alguns aspectos. Compare vários sites e comprove.
[1] Comentário enviado por edirlf em 29/02/2008 - 18:29h
É uma boa saída, mas eu ainda prefiro contactar os administradores do site em questão para avisá-los disso e principalmente: Informar-lhes que eu uso Linux.
Assim eles sabem que existimos e que somos muitos e, quem sabe, mudem alguma coisa em suas páginas, para melhor claro.
[2] Comentário enviado por kusch em 29/02/2008 - 23:21h
Prefiro muito mais é usar o addblock e bloquear os banners...
Fico com uma navegação mais agradável, mais limpa, e mais rapida tanto em download da pagina quanto em consumo de memoria por causa das animações flash
[3] Comentário enviado por danilofreitas em 01/03/2008 - 10:37h
Mas veja bem, digamos que você está em um curso online e tudo é em flash. Além disso, em ambientes corporativos não é tão fácil contactar o administrador do site, mesmo porque algumas decisões não são tomadas por ele. Ex: banner da microsoft ou das lojas americanas no site do IG. Eles irão mudar uma estratégia de marketing muito lucrativa só por causa de uma falha da Adobe?
Os bloqueadores simplesmente reduzem sua experiência na web, pois você não verá os banners e perderá informação visual que pode ser do seu interesse. Exemplo disso é que eu assinei um bom plano de revenda de domínio por causa de um banner, ou quando compro livros interessantes que estão em banners.
Outro ponto muito importante é que para os desenvolvedores, tem a versão do firefox windows é primordial, todos sabemos que há algumas diferenças de renderização, seja pela fonte que estamos usando, seja por espaçamento de caracteres ou mesmo por javascript.
Concluo que não adianta ser purista, temos que admitir que temos alguns problemas no linux que ainda obscurecem nossa experiência em diversos campos do meio digital, um deles é a internet e suas peculiaridades.
Só há duas coisas a fazer: melhorar para chegar a precisão e tomar medidas provisórias até que se corrija todos os problemas (não podemos nos privar pelas limitações que ainda temos no linux)
[5] Comentário enviado por jonathasrr em 02/03/2008 - 01:04h
quando conteúdo em Flash começou a me perturbar aqui no firefox, coloquei uma extensão chamada Flashblock, e funciona perfeitamente, bloqueando todos os conteúdos em flash nos sites, e os deixando com fundo transparente.. só ativa se vc clicar em cima..
[6] Comentário enviado por fabiano_shark em 09/03/2008 - 14:28h
Essa dica foi boa, uma vez que também sou desenvolvedor e trabalho com o linux, quando sair o FF3 eu instale o 2 via wine para manter as duas versões para testes. Valeu!!