A máquina nao perdoa (jogo da velha em c -arquivo correto, agora)
Publicado por Marcos Melo 24/02/2005
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Demorou, mas consegui fazer a máquina analisar o jogo satisfatoriamente.
O programa, Às vezes, "se distrai", mas na maoir parte do tempo joga corretamente.
eu já havia postado esse programa antes, mas cometi um erro no upload, e postei o arquivo de outro cara, que eu havia baixado. Era um jogo da velha, tambem, mas diferente do meu.
#include <stdio.h> int jogarx = 0; int jogary = 0; struct jogada { int x; int y; long jogador; }; struct jogo { int casa[3][3]; int valor[3][3]; } pou; long contador = 0; main() { int pontos_maq = 0; int pontos_hom = 0; long decr = 1024; int falso; int x, y; struct jogada teste; struct jogada *pega = &teste; int verifica; int jogador = -1; int primeiro = -1; pega->jogador = 0; pega->x = 0; pega->y = 0; while (1 > 0) { verifica = ver_se_ganhou(pou, 0); if (verifica == (1)) pontos_maq++; if (verifica == -1) pontos_hom++; primeiro = primeiro * (-1); jogador = primeiro; for (x = 0; x < 3; x++) for (y = 0; y < 3; y++) pou.casa[x][y] = 0; while (ver_se_ganhou(pou, 0) == 0 && empate(pou) == 0) { imprime(pou, 0); printf("---\n"); if (jogador == 1) { // printf("maquina\n"); escolhe(pou, 0, decr); x = jogarx; y = jogary; pou.casa[x][y] = 1; imprime(pou, 0); sleep(1); jogador = (-1); } else { falso = 0; while (falso == 0) { printf("maquina: %i\nhomem: %i\n", pontos_maq, pontos_hom); printf("faça sua jogada:"); scanf("%1d%1d", &x, &y); if (pou.casa[x][y] == 0) falso = 1; } printf("x: %i y: %i\n", x, y); pou.casa[x][y] = -1; imprime(pou, 0); jogador = 1; } } } printf("asfdas"); } int empate(struct jogo tab) { int x, y; for (x = 0; x < 3; x++) { for (y = 0; y < 3; y++) { if (tab.casa[x][y] == 0) { return (0); } } } return (1); } //struct jogo //zerar() //{ // int x, y; // struct jogo tab; // for (x = 0; x < 3; x++) // for (y = 0; y < 3; y++) // tab.casa[x][y] = 0; // return tab; //} escolhe(struct jogo tabula, int decr) { int dee = 2000; struct jogo tabe = tabula; struct jogada maior; long valor = 0; int x, y; maior.jogador=-123456789; for (x = 0; x < 3; x++) { for (y = 0; y < 3; y++) { if (tabe.casa[x][y] == 0) { if (contador == 0) { } contador = 0; rodar(tabe, x, y, 1, 2000, 3); valor = contador; // printf // ("(valor %i)\t(contador %i)\t(%i,%i)\t(maior:%i)", // valor, contador, x, y, maior.jogador); if (valor >= maior.jogador) { maior.jogador = valor; jogarx = x; jogary = y; // printf("\t(%i,%i)", jogarx, jogary); } // putchar('\n'); } } } } rodar(struct jogo tabula, int x, int y, int player, int decr, int rr) { int valor = 0; struct jogo tab = tabula; int resultado; int ddd = decr; int a, b; tab.casa[x][y] = player; player = player * (-1); resultado = ver_se_ganhou(tab, ddd); if (ddd > 0) { ddd = (ddd - 1000); } if (resultado != 0) return resultado; for (a = 0; a < 3; a++) { for (b = 0; b < 3; b++) { if (tab.casa[a][b] == 0) { rodar(tab, a, b, player, ddd, 2); } } } return valor; } imprime(struct jogo taba, double valor) { struct jogo tab = taba; int x, y; system("clear"); printf(" 0 1 2\n"); // printf(" _____\n"); for (x = 0; x < 3; x++) { putchar(x + '0'); putchar('|'); for (y = 0; y < 3; y++) { int aa; switch (tab.casa[y][x]) { case -1: aa = 'X'; break; case 1: aa = 'O'; break; case 0: aa = ' '; break; } putchar(aa); putchar('|'); } printf("\n"); } printf(" ---\n"); printf("contador: %i\n", contador); if (ver_se_ganhou(tab, 9) != 0) { } } int ver_se_ganhou(struct jogo tab, long decr) { /*ver vertical */ int x, y; int casinha; for (x = 0; x < 3; x++) { casinha = tab.casa[x][0]; for (y = 0; casinha != 0 && tab.casa[x][y] == casinha; y++) if (y == 2) { contador += casinha; contador = contador + (casinha * decr); return casinha; } } /* ver horiaontal*/ for (y = 0; y < 3; y++) { casinha = tab.casa[0][y]; for (x = 0; casinha != 0 && tab.casa[x][y] == casinha; x++) if (x == 2) { contador += casinha; contador = contador + (casinha * decr); return casinha; } } /*ver primeira diagonal*/ if (tab.casa[0][0] != 0 && (tab.casa[0][0] == tab.casa[1][1]) && (tab.casa[1][1] == tab.casa[2][2])) { contador += tab.casa[0][0]; contador = contador + (tab.casa[0][0] * decr); return tab.casa[0][0]; } /*ver segunda diagonal*/ if (tab.casa[2][0] != 0 && (tab.casa[2][0] == tab.casa[1][1]) && (tab.casa[1][1] == tab.casa[0][2])) { contador += tab.casa[2][0]; contador = contador + (tab.casa[0][0] * decr); return tab.casa[2][0]; } return 0; }
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